1

Total de execuções em Rádio em 2022

Execuções em Rádio 2022

Você sabia que o ano de 2022 fechou com um total de 159,2 MILHÕES execuções em rádios?

Em primeiro lugar está o Sertanejo que mais uma vez dominou a maior parte da fatia com 53,8%, ou seja, foram monitoradas 85,7 MILHÕES execuções.

Mas porque atualmente o sertanejo tem se tornado tão forte?

Seis grandes fatores contribuem para que isso ocorra: 1. preferência musical, 2. a popularidade, 3. a quantidade de artistas, 4. investimento, 5. profissionalização, 6. a mescla de gêneros.

Preferência Musical

A pesquisa sobre preferência musical que o Datafolha realizou, ouvindo MIL jovens de 12 capitais, mostra que a música sertaneja ainda é o estilo musical dominante entre os jovens brasileiros entre 15 e 29 anos. No total, 30% afirmaram que consideram o sertanejo como seu gênero musical favorito. Segundo o Spotify o “sertanejo pop”, o “sertanejo universitário” e o “sertanejo (raiz)” foram os três estilos musicais mais ouvidos no ano passado, inclusive não é diferente nas rádios brasileiras.

Popularidade

A cantora e consultora parceira da Utnick Production, Ju Marciano, comenta sobre o sucesso do sertanejo e concluiu que o ritmo  se tornou tão forte pela ótima adesão do público. Falar sobre a realidade, sobre aquilo que se vive, gera proximidade e identificação das pessoas. Com o sertanejo não foi diferente. As músicas que acabam fazendo sucesso são as que tem relação com a  histórias das pessoas porque toca no coração de muitos brasileiros, seja pelas músicas de sofrência ou pelas faixas de curtição. O fato de ser inclusivo e abranger todas as faixas etárias e sociais também é um fator importante.

Quantidade:

O sertanejo tem muito mais artistas empenhados em levantar suas carreiras e maior número de artistas fortes no gênero! Atualmente há um número gigantesco de Artistas Sertanejos que dominam as Rádios, Youytube e Spotify, nomes como , Gusttavo Lima, Henrique e Juliano, Jorge e Matheus, Zé Neto e Cristiano, Luan Santana, Matheus e Kauan, Israel e Rodolfo, Marília Mendonça, Simone e Simaria, e Diego e Victor Hugo, levam uma legião de fãs aos shows, o que gera cada vez mais visibilidade e fortalece ainda mais o gênero em ascenção.

Investimento:

Todavia o fato do movimento contar com mais patrocinadores e com mais poder aquisitivo para divulgar as músicas, também é um motivo do sucesso. A dominação do sertanejo e suas variações nos charts brasileiros é um fenômeno que acontece pelo menos há 20 anos. O avanço do agronegócio tem papel fundamental no crescimento do sertanejo contemporâneo, seja pelo investimento direto de empresários milionários e bilionários do agronegócio, mas também pela produção de mega eventos. Ou seja quanto maior o investimento, maior o lucro! Uma música de um grande artista pode ter um investimento de 300 a 500 mil reais, mas esse custo pode ser facilmente revertido em cachês de shows.

Profissionalização

Dessa forma com mais dinheiro circulando e a criação de estúdios qualificados e grandes produtoras, cidades como a de Goiânia, em Goiás, e outras do Mato Grosso do Sul e do Paraná se tornaram celeiros de artistas sertanejos. “Isso começou a dar certo e nenhum outro estilo conseguiu se organizar para ter essa capacidade de estruturação do sertanejo”, explica Kruse. Eles passaram a investir pesado na divulgação de shows, algo que não era feito. Também houve uma profissionalização dos artistas envolvidos nesse setor. “Os sertanejos começaram a se tornar muito bons e ágeis em conseguir compositores, produzir e lançar música com uma frequência muito grande. Há um potencial criativo muito organizado e focado.”  Relata Breno Kruse, publicitário e mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA.

Mescla com outros gêneros

Contudo a mistura de diferentes estilos musicais com o sertanejo, como música a eletrônica, funk e pop, arrocha e pisadinha tem se tornado cada vez mais comuns e popularres nos dias de hoje. As parcerias com artistas de outros gêneros fazendo uma mescla de vozes e instrumentos, tem dado muito certo e muitos artistas estão adotando essa ideia, fazendo assim uma mistura de gêneros, que só tem vantagens, somando público, fãs, visibilidade, sucesso, e claro, mais investimentos e lucros. 

Confira a seguir o restante dos gêneros e suas porcentagens:

Internacional fica em 2º com 12,7 MILHÕES execuções.
Forró com 12,2 MILHÕES
Pop/Rock com 9,6 MILHÕES
Pagode com 9,6 MILHÕES
Arrocha com 8,1 MILHÕES
Cristã com 3,3 MILHÕES
Eletrônico com 3,1 MILHÕES
Bailão com 2,6 MILHÕES
MPB com, 2,3 MILHÕES
Funk 2,2 MILHÕES
Axé com 1,5 MILHÕES
Regional Sul 1,1 MILHÕES
Reggae 1,05 MILHÕES
Rap com 970,6 MIL
Regional com 35 MIL

Então gostou do conteúdo sobre Total de execuções em Rádio em 2022? Conta pra gente aqui nos comentários!

Acesse os nossos rankings através do site Connectmix.com/ranking

Leia Também: As 10 Músicas Mais Tocadas de 2022

Confira as postagens do nosso Instagram

Acompanhe nosso Facebook

Interaja conosco no Twitter

Fique sempre por dentro do top 10 artistas e músicas mais Tocados do Brasil !

Você também vai gostar

Mais Tocadas de Fevereiro 2024

Mais Tocadas de Fevereiro 2024 Fevereiro de 2024 foi um mês recheado de hits contagiantes que conquistaram o público e as plataformas digitais. A Connectmix,

Relação Errada de Gusttavo Lima e Bruno & Marrone

Relação Errada de Gusttavo Lima e Bruno & Marrone Em primeiro lugar na Connectmix, a música #RelaçãoErrada de @gusttavolima e @oficialbrunoemarrone estourou nas rádios e virou A MÚSICA MAIS

Música Mais Tocada do Carnaval

Macetando a Música mais Tocada do Carnaval Primeiramente o que você achou da música Macetando a Música mais Tocada do Carnaval ? Se identificou Conte

Connectmix 2023 - Todos os direitos reservados