Produtividade começa a vir à tona quando evoluímos profissionalmente e percebemos que o tempo é escasso, você precisa aproveitar todos as oportunidades de melhoria. Fazer seu dia render mais, otimizar tarefas para ganhar tempo, descobrir alguns hacks na sua rotina que o fazem ganhar tempo, etc. Estes são apenas alguns exemplos do que fazem diariamente as pessoas que se consideram produtivas.
Produtividade em agências
Este termo dentro de agências é bastante utilizado. Principalmente quando chega um “job” hoje, pra fazer pra ontem. É por este motivo que toda agência necessariamente se preocupa com três setores.
Recrutamento: ter e manter gente boa. Contratar e reter talentos, com habilidades específicas, e com perfis completamente diferentes. Uma agência de alta produtividade tem preocupação com seu time. São essas pessoas que acompanham, diariamente, a rotina da sua empresa e sabem, melhor do que ninguém, o que o cliente quer, como ele pensa, mas também fica preocupada com os resultados da agência.
Escalabilidade dos serviços e processos: usar o mesmo processo para múltiplos clientes. Uma agência de alta produtividade tem que ter capacidade de aumentar seu faturamento sem precisar elevar proporcionalmente seus custos – com produção, escritório, mão de obra, etc. Ou seja, as despesas não crescem na mesma proporção das receitas. Elas precisam utilizar os mesmos processos para diferentes tipos de cliente.
Entrega de resultados: conseguir entregar o mesmo valor para clientes dos mais diversos setores. Uma agência de alta produtividade tem foco em entregar resultado para seu cliente. Tem clara a preocupação de que só irá mantê-lo se conseguir otimizar canais de forma a gerar resultados melhores em um curto espaço de tempo. Aqui é bom sempre lembrar do velho ditado “A primeira impressão é a que fica”. Então faça das primeiras experiências do cliente na sua agência algo cheio de valor. Ofereça um serviço que ele realmente veja que está valendo cada centavo do seu investimento.
Aumentando a produtividade
Quando você sabe os resultados trazidos pelo seu time, você entrega resultados. Quanto de receita a mais você está gerando para os seus clientes com a mesma verba que ele utilizava antes de contratar sua agência? Se você mostrar no primeiro mês que ele deixou de perder até 40% dos seus investimentos publicitários, talvez a sua conta esteja garantida por um longo tempo. Quando você mostra um resultado como este, você mantém o cliente e conquista novas contas apenas apresentando este case.
Está na hora de você olhar para o seus processos internos. Ver o que está ocupando o tempo de seus colaboradores, deixando-os menos produtivos. O que está gerando custos desnecessários que poderiam ser aplicados em mais tecnologia e suporte para aquisição de novas contas. Pare e pense em como é feita a gestão de uma campanha. Quantos profissionais estão envolvidos no atendimento, criação, contratação de mídia, geração e envio de PI’s. Ainda tem os envio de spots, cobrança de recebimentos e downloads de material por emissoras, checagem de veiculações, solicitação de relatórios e emissão de notas fiscais, entre tantas outras.
Imagine você poder reduzir 10 etapas em apenas alguns cliques, e o melhor, fazer isso em um PC, tablete ou smartphone. Além da gestão interna, você será capaz de acompanhar, em tempo real, como está a veiculação de toda campanha, em qualquer emissora de rádio do país. Pare de mobilizar dezenas de pessoas para realizar atividades burocráticas você deixar sua equipe criar, atender e captar novos clientes, sua agência irá crescer cada vez mais.
A produtividade é o caminho. Ter equipes mais produtivas e melhores resultados não significa grandes investimentos.
Saiba como podemos ajudar sua agência a ter uma melhor gestão, entregar maiores resultados e captar novos clientes.