1

Como montar um portfólio de músico profissional

Como montar portfólio de músico Connectmix Lançamento Sertanejo

Se você já está com a carreira consolidada, parabéns! Muito provável que ao vender Essa situação não poderia ser diferente com os músicos. Esse é um documento que abrirá as portas do sucesso para muitos artistas.

Através de informações contidas no mesmo que pessoas físicas ou jurídicas interessadas em seu trabalho irão ou não contratar esses serviços. Mas ainda existem dúvidas na hora de algumas celebridades iniciarem o processo. Cabe aos cantores buscarem ajuda de quem entende do assunto para auxiliá-los. Independente de talento como cantor, aqui deverá ser registrado tudo que envolve a sua capacitação profissional relacionada ao gênero musical que escolheu além de outras aptidões como músico.

O sonho de todo cantor/compositor é que sua música seja ouvida nas centenas de rádio espalhadas pelo Brasil, em seguida permaneça no ranking das mais tocadas e consequentemente ganhe o mundo. Mas para que todas essas etapas sejam traçadas com êxito e produtores musicais, organizadores de eventos, administradores de emissoras de rádio e agências de notícias conheçam seu trabalho mais a fundo é preciso manter seu portfólio atualizado.

Caso já conte com a presença de um divulgador artístico nas suas questões profissionais é interessante que ocorra uma conversa e você peça a opinião do mesmo sobre o assunto. Mas mesmo assim estamos aqui para lhe sugerir alguns dados considerados relevantes e que devem constar em sua apresentação profissional.

Será que esse artifício irá funcionar?

Com certeza, mas é cabível a você produzir um formato que encante tanto pelo conteúdo quanto pela criatividade da apresentação. Importante ressaltar: nesse caso a aparência do produto conta bastante, pois passará a impressão de ter dedicado algumas horas de seu tempo para a produção e não ter feito de qualquer jeito só porque tinha uma reunião de negócios e precisava disso para impressionar. Só não esqueça o seguinte: impressione principalmente pelos seus préstimos profissionais e não acrescente nada que esteja impossibilitado de realizar, isso poderá causar sérios problemas.

Entregar nas mãos da pessoa certa

Esse é um aspecto importante, nunca deixar esse material na recepção dos locais que pretende entregar, o mesmo poderá se extraviar e nunca chegar até a pessoa certa. Também evite que terceiros façam isso por você, principalmente em início de carreira. Estar cara a cara com quem está buscando um contato profissional é uma das peças-chaves para que seu empenho seja reconhecido. Claro que se isso for impossível naquele momento entregue essa tarefa a alguém de sua extrema confiança como, por exemplo, um assessor de imprensa, mas que o processo siga da mesma forma, diretamente para quem deseja tocar com seu talento.

Existe uma ordem para apresentar os trabalhos no portfólio?

Não, o artista poderá colocar tanto pela ordem de realização das respectivas atividades como ordenar pelo que ele achar mais importante e assim sucessivamente. Acrescente inclusive habilidades de improviso que precisou usar em determinado momento da carreira. Afinal de contas o que pode parecer de pouca importância para você será de grande valia para o possível contratante ou entrevistador. Sem contar que diante de tanta persistência que muitos cantores têm no decorrer da carreira, cada passo pode tornar-se um degrau para a escada do sucesso.

Monitoramento Musical e publicitário Connectmix

Divulgação da imagem

Esse é o momento de vender a sua imagem, portanto é interessante que no portfólio tenha uma foto profissional do artista. Isso irá tornar seu rosto conhecido e ser associado com suas canções quando algum profissional da área tiver acesso a elas ou vice-versa, quando realmente tornar-se conhecido. Em determinadas situações esse item conta muito e essa é uma delas, mas agora não estamos falando de beleza e sim de associação com seu instrumento de trabalho. Uma coisa levará a outra. Dica importante: deixe transparecer nessa  o que você realmente representa (seu estilo próprio).

Aos compositores

Se realmente cantar enobrece a alma, imagina um compositor quando escuta sua composição na voz de colegas consagrados. Consagração à parte esse trabalho é seu e não deixe de anexar essas criações com respectivas datas e nome completo das mesmas em sua pasta, além de informar-se onde registrar suas músicas. Dessa forma garantirá a origem de suas obras e um retorno financeiro dentro dos parâmetros da lei.

Referências profissionais

Fornecer referências de conhecidos ou antigos empregos é corriqueiro em diversas situações. Isso acontece ao preenchermos cadastros de compras no comércio ou então na busca por novo emprego. E em seu portfólio segue da mesma forma, sempre bom ter alguém com informações a seu respeito para dar credibilidade a seu trabalho, mas procure não citar nomes de familiares ou amigos e sim de alguém gabaritado que esteja por dentro de seus préstimos e autorize essa divulgação.

Versão digital

Com tantas ferramentas digitais facilitando a vida hoje em dia, vale servir-se delas para aumentar sua carteira de contatos e assim expor esse portfólio na internet. Nesse formato deverão constar as mesmas informações sobre sua carreia, porém com algumas modificações referentes a seus dados pessoais. Ao invés de publicar endereço, telefone e referências, forneça um e-mail de contato.

Ajuda profissional

Se realmente pretende atingir o topo profissional precisa estar visível na mídia, sendo assim precisará de um profissional capacitado a escrever comunicados de imprensa para você. Essa pessoa tem que ter clareza nas palavras e encantar a todos com informações a seu respeito, assim poderão ser escritas ou contadas histórias interessantes sobre você e seu trabalho.

Monitoramento com retorno garantido

Com certeza essas dicas irão trazer um bom retorno profissional e suas músicas ganharão mais espaço nas emissoras de rádio. E para que sua carreira tenha vida longa é necessário um monitoramento constante para saber sua colocação no ranking musical assim como as  regiões que  precisam serem mais trabalhadas. Entrando em contato com a Connectmix, todas essas questões serão resolvidas em um curto espaço de tempo, 24 horas do dia com relatórios qualitativos e quantitativos precisos e não por amostragem. E o mais interessante pode solicitar um teste gratuito por dez dias.

Latino já conta com nossos serviços, saiba a sua opinião sobre a Connectmix.

 

Quer conhecer melhor a ferramenta que auxilia na gestão de carreira de centenas de artistas? Então solicite agora mesmo um teste gratuito.

Monitoramento musical Connectmix

Fontes:

eHow

Como Vender Show?

Carreira Solo

Você também vai gostar

Mais Tocadas de Fevereiro 2024

Mais Tocadas de Fevereiro 2024 Fevereiro de 2024 foi um mês recheado de hits contagiantes que conquistaram o público e as plataformas digitais. A Connectmix,

Relação Errada de Gusttavo Lima e Bruno & Marrone

Relação Errada de Gusttavo Lima e Bruno & Marrone Em primeiro lugar na Connectmix, a música #RelaçãoErrada de @gusttavolima e @oficialbrunoemarrone estourou nas rádios e virou A MÚSICA MAIS

Música Mais Tocada do Carnaval

Macetando a Música mais Tocada do Carnaval Primeiramente o que você achou da música Macetando a Música mais Tocada do Carnaval ? Se identificou Conte

Connectmix 2023 - Todos os direitos reservados