Um dos principais problemas enfrentados pelas empresas e agências é somente saber que ocorreu uma falha na campanha. Especialmente quando não há mais o que fazer para corrigi-la. É neste momento, em que todos param para avaliar o motivo pelo qual uma campanha não deu o retorno esperado. Aí muitos lembram da frase do lendário comerciante John Wanamaker, um lema entre pessoas envolvidas com o marketing:
“Eu sei que metade do dinheiro que gasto em publicidade está sendo desperdiçado, o problema é que não sei qual metade”
… e ele tinha toda razão, pois naquela época não existia uma forma de saber se tudo que estava programado, realmente estava sendo executado, se o investimento está indo para um veículo que realmente alcançava o seu público-alvo ou se a campanha era executada nos horários de boa audiência.
Adeus às falhas em campanhas publicitárias
Assim como ele, ainda hoje, muitos empresários também imaginam, mas não podem afirmar, se a verba publicitária está realmente sendo aplicada conforme contratado e, dessa forma, só vão conseguir entender o motivo quando passam por uma auditoria.
Atualmente, a forma mais tradicional de comprovação de veiculação publicitária é através de relatórios emitidos pelos próprios veículos que executaram, ou seja, a empresa que presta o serviço é a mesma que diz se executou o trabalho da forma como foi contratado. Hellow!! Vivemos no Brasil… se é que você me entende.
Daí você pode estar aí pensando que isso é um problema para grandes empresas, que esta dificuldade você não tem. Como assim? Você fica ouvindo rádio o dia inteiro e anota numa planilha tudo que está sendo veiculado? E qual a forma que você utiliza para verificar a audiência, o perfil de público que uma emissora atinge? Já parou para verificar se não há anúncio de competidores diretos imediatamente antes ou após o seu.
Com o software da Connectmix as empresas têm acesso direto a itens como: dados estatísticos de abrangência de classe, dados de colocação no IBOPE, conceito de transparência atribuído por clientes, e cobertura populacional dos veículos para saber como está a colocação da emissora onde está investindo. Além de tudo isso, o cliente pode fiscalizar em tempo real mais de 7000 rádios e, se desejar, realizar uma censura pente fino com acesso às gravações apenas com um clique do mouse.
Conhecer o sistema de monitoramento publicitário
Ficou curioso para saber como tudo isso funciona e pode ser aplicado em sua empresa ou repartição? Clique aqui e solicite uma proposta para sua empresa.
Leia também:
Monitoramento e gestão da execução dos contratos publicitários com mais facilidade
Eleições: Campanhas publicitárias 100% garantidas
Post publicado em maio de 2017 e atualizado em maio de 2018