1

13 de Julho, parabéns ao Rock Mundial

Dia do Rock - Connectmix

Sinônimo de rebeldia e atitude, a liberdade de expressão do Rock and Roll é peça fundamental para tanto sucesso entre várias gerações.

“Quem canta seus males espanta”, já diz o ditado popular. Espantar males, curar dor de amor, embalar uma reunião de amigos, isso não importa. O que vale mesmo é viver cada momento embalado ao som de um cantor ou banda de nossa preferência. E nada mais justo que homenagear a todos esses profissionais que fazem os nossos dias melhores com uma data especial, o dia 13 de Julho.

E para deixar o dia ainda mais completo, que tal comemorar junto com os cantores de todos os gêneros musicais, o dia do Rock? Ritmo que chegou ao Brasil nas décadas de 1950 e 1960.

Em outubro de 1955, esse gênero contagiante foi apresentado aos brasileiros não na voz de um roqueiro consagrado, e sim, através de uma sambista. Nora Ney gravou “Rock around the Clock”, de Bill Haley & His Comets para a trilha do filme “Sementes da Violência”. Mais tarde a primeira gravação de rock veio na voz de Cauby Peixoto, “Rock and Roll em Copacabana”, autoria de Miguel Gustavo.

“Rock around the Clock”, na voz de Bill Haley & His Comets

 

“Rock and Roll em Copacabana” Música gravada por Cauby Peixoto

https://www.youtube.com/watch?v=GT2Vfkk3U9Q

 

Movimentos que consagraram o Rock no Brasil

Foi nos anos 60 que literalmente o rock chegou ao país através de dois movimentos: Jovem Guarda e Tropicalismo. A Jovem Guarda, não tinha cunho político e nasceu através de um programa de auditório na TV Record em 1965. Era uma mescla de música comportamento e moda.  Em suas letras os cantores projetavam situações cotidianas como um beijo roubado, por exemplo, que caíam no gosto da juventude brasileira.

Artistas que popularizaram a Jovem Guarda:

– Roberto Carlos

– Wanderléia

– Erasmo Carlos

– Sérgio Reis

– Os Vips, Golden Boys

– Jerry Adriani

– Ronnie Von.

Conheça algumas músicas que fizeram a cabeça dos jovens da época na voz da galera da Jovem Guarda.

Já o tropicalismo, foi um movimento que teve influência da cultura pop nacional e internacional. Também surgiu no final da década de 1960 pela mesma emissora que consagrou a Jovem Guarda. Suas letras receberam críticas sociais, pois abordavam temas do cotidiano de uma forma inovadora que incomodava a cena política do momento. Teve como principais representantes:

– Caetano Veloso – Gilberto Gil – Os Mutantes – Torquato Neto – Tom Zé – Jorge Bem – Gal Gosta – Maria Bethânia

Movimento Tropicália e a Ditadura Militar Brasileira

Entre tantos representantes do Rock no país entre as décadas de 1960 e 1970, um tornou-se mito. Quem nunca ouviu em uma festa a frase a seguir: “TOCA RAUL”. Há 43 anos atrás, na companhia de Paulo Coelho, Raul cantava a sociedade alternativa em suas apresentações e dessa forma foi preso e torturado. Após seu exílio para os Estado Unidos, o cantor conheceu ídolos como Elvis Presley, John Lennon, Jerry Lee Lewis. Em sua volta ao Brasil com um de seus grandes sucessos em alta, ganhou disco de ouro e participação da trilha na novela Rebu. A partir daí, “Rauzito”, como era conhecido por todos consagrou-se e compôs grandes sucessos cantados até hoje.

Segue som de “Gita”, Trilha da novela Rebu.

Com o passar dos anos, nasceram muitos cantores e bandas adeptos do rock, que diante de um estilo único contagiam multidões por onde passam. Entre elas: Legião Urbana, Os Paralamas do Sucesso, Titãs, Capital Inicial, Barão Vermelho, Raimundos, Charlie Brown Jr., Engenheiros do Havaí, Kid Abelha, Ultraje a Rigor, Ira, RPM, Metrô, Magazine com Kid Vinil, Lulu Santos, Cazuza, Cássia Elller, Los Hermanos.

Seguindo a mesma trajetória musical vieram também celebridades como: Detonautas, Roque Clube, CPM22, primeira banda brasileira a tocar no Hard Rock Café nos Estados Unidos. A cantora Pitty também tomou a atenção do público.

Por que 13 de Julho é o dia internacional do Rock?

O ano de 1985, em 13 de Julho, foi organizado um grande evento de rock e pop “Live aid”, com único objetivo de arrecadar fundos para moradores da Etiópia (país africano) que amarguravam de fome. Idealizado por Bob Geldof e Midge Ure, foi realizado em Londres, Filadélfia, Sydney, Moscou e Japão. Transmitido para mais de 100 países, a estimativa é que 1,5 bilhões de pessoas tenha assistido a transmissão.

Devido ao grande sucesso, um dos participantes do evento, Phill Collins, sugeriu que a data fosse adotada como o Dia Mundial do Rock, devido ao grande feito do evento. A data passou a ser comemorada anualmente no Brasil depois do “Live Aid”, quando duas rádios paulistanas especializadas em rock – 89 FM e 97 FM  mencionaram a data em sua programação.  A comemoração foi aceita pelos ouvintes e, em poucos anos, passou a ser popular em todo o país.

Já em outros países especialistas musicais contestam, pois acreditam que outras datas poderiam ser escolhidas para essa comemoração, como o dia 05 de julho, quando Elvis Presley em 1954 gravou uma rápida versão do Blues That´s all Right. Independente de data e evento escolhido, viva o Rock Mundial.

Mesmo diante de tantos de tantos hits que surgem a cada dia, o Rock segue com adeptos fiéis e nunca sai de moda. Nada melhor que usar a música para expressar suas ideias e emoções, e ele está ai para mandar seu recado.

Em homenagem aos roqueiros de plantão, fica aqui “November Rain”, música de uma das bandas mais queridas mundialmente: Guns N’ Roses e Tempo Perdido, música da Banda Legião Urbana.

Se você é vocalista de uma banda ou cantor de Rock and Roll, e que ver em tempo real onde suas músicas de trabalho estão tocando nas rádios brasileiras, entre em contato com a equipe da Connectmix. A empresa realiza monitoramento em tempo real em mais de sete mil emissoras de rádios do país.

Dia do Rock - Connectmix

Fontes:

Brasil Escola

Sua Pesquisa

Vídeos do Youtube dos artistas

Você também vai gostar

Mais Tocadas de Fevereiro 2024

Mais Tocadas de Fevereiro 2024 Fevereiro de 2024 foi um mês recheado de hits contagiantes que conquistaram o público e as plataformas digitais. A Connectmix,

Relação Errada de Gusttavo Lima e Bruno & Marrone

Relação Errada de Gusttavo Lima e Bruno & Marrone Em primeiro lugar na Connectmix, a música #RelaçãoErrada de @gusttavolima e @oficialbrunoemarrone estourou nas rádios e virou A MÚSICA MAIS

Música Mais Tocada do Carnaval

Macetando a Música mais Tocada do Carnaval Primeiramente o que você achou da música Macetando a Música mais Tocada do Carnaval ? Se identificou Conte

Connectmix 2023 - Todos os direitos reservados