Sinônimo de rebeldia e atitude, a liberdade de expressão do Rock and Roll é peça fundamental para tanto sucesso entre várias gerações.
“Quem canta seus males espanta”, já diz o ditado popular. Espantar males, curar dor de amor, embalar uma reunião de amigos, isso não importa. O que vale mesmo é viver cada momento embalado ao som de um cantor ou banda de nossa preferência. E nada mais justo que homenagear a todos esses profissionais que fazem os nossos dias melhores com uma data especial, o dia 13 de Julho.
E para deixar o dia ainda mais completo, que tal comemorar junto com os cantores de todos os gêneros musicais, o dia do Rock? Ritmo que chegou ao Brasil nas décadas de 1950 e 1960.
Em outubro de 1955, esse gênero contagiante foi apresentado aos brasileiros não na voz de um roqueiro consagrado, e sim, através de uma sambista. Nora Ney gravou “Rock around the Clock”, de Bill Haley & His Comets para a trilha do filme “Sementes da Violência”. Mais tarde a primeira gravação de rock veio na voz de Cauby Peixoto, “Rock and Roll em Copacabana”, autoria de Miguel Gustavo.
“Rock around the Clock”, na voz de Bill Haley & His Comets
“Rock and Roll em Copacabana” Música gravada por Cauby Peixoto
https://www.youtube.com/watch?v=GT2Vfkk3U9Q
Movimentos que consagraram o Rock no Brasil
Foi nos anos 60 que literalmente o rock chegou ao país através de dois movimentos: Jovem Guarda e Tropicalismo. A Jovem Guarda, não tinha cunho político e nasceu através de um programa de auditório na TV Record em 1965. Era uma mescla de música comportamento e moda. Em suas letras os cantores projetavam situações cotidianas como um beijo roubado, por exemplo, que caíam no gosto da juventude brasileira.
Artistas que popularizaram a Jovem Guarda:
– Roberto Carlos
– Wanderléia
– Erasmo Carlos
– Sérgio Reis
– Os Vips, Golden Boys
– Jerry Adriani
– Ronnie Von.
Conheça algumas músicas que fizeram a cabeça dos jovens da época na voz da galera da Jovem Guarda.
Já o tropicalismo, foi um movimento que teve influência da cultura pop nacional e internacional. Também surgiu no final da década de 1960 pela mesma emissora que consagrou a Jovem Guarda. Suas letras receberam críticas sociais, pois abordavam temas do cotidiano de uma forma inovadora que incomodava a cena política do momento. Teve como principais representantes:
– Caetano Veloso – Gilberto Gil – Os Mutantes – Torquato Neto – Tom Zé – Jorge Bem – Gal Gosta – Maria Bethânia
Movimento Tropicália e a Ditadura Militar Brasileira
Entre tantos representantes do Rock no país entre as décadas de 1960 e 1970, um tornou-se mito. Quem nunca ouviu em uma festa a frase a seguir: “TOCA RAUL”. Há 43 anos atrás, na companhia de Paulo Coelho, Raul cantava a sociedade alternativa em suas apresentações e dessa forma foi preso e torturado. Após seu exílio para os Estado Unidos, o cantor conheceu ídolos como Elvis Presley, John Lennon, Jerry Lee Lewis. Em sua volta ao Brasil com um de seus grandes sucessos em alta, ganhou disco de ouro e participação da trilha na novela Rebu. A partir daí, “Rauzito”, como era conhecido por todos consagrou-se e compôs grandes sucessos cantados até hoje.
Segue som de “Gita”, Trilha da novela Rebu.
Com o passar dos anos, nasceram muitos cantores e bandas adeptos do rock, que diante de um estilo único contagiam multidões por onde passam. Entre elas: Legião Urbana, Os Paralamas do Sucesso, Titãs, Capital Inicial, Barão Vermelho, Raimundos, Charlie Brown Jr., Engenheiros do Havaí, Kid Abelha, Ultraje a Rigor, Ira, RPM, Metrô, Magazine com Kid Vinil, Lulu Santos, Cazuza, Cássia Elller, Los Hermanos.
Seguindo a mesma trajetória musical vieram também celebridades como: Detonautas, Roque Clube, CPM22, primeira banda brasileira a tocar no Hard Rock Café nos Estados Unidos. A cantora Pitty também tomou a atenção do público.
Por que 13 de Julho é o dia internacional do Rock?
O ano de 1985, em 13 de Julho, foi organizado um grande evento de rock e pop “Live aid”, com único objetivo de arrecadar fundos para moradores da Etiópia (país africano) que amarguravam de fome. Idealizado por Bob Geldof e Midge Ure, foi realizado em Londres, Filadélfia, Sydney, Moscou e Japão. Transmitido para mais de 100 países, a estimativa é que 1,5 bilhões de pessoas tenha assistido a transmissão.
Devido ao grande sucesso, um dos participantes do evento, Phill Collins, sugeriu que a data fosse adotada como o Dia Mundial do Rock, devido ao grande feito do evento. A data passou a ser comemorada anualmente no Brasil depois do “Live Aid”, quando duas rádios paulistanas especializadas em rock – 89 FM e 97 FM mencionaram a data em sua programação. A comemoração foi aceita pelos ouvintes e, em poucos anos, passou a ser popular em todo o país.
Já em outros países especialistas musicais contestam, pois acreditam que outras datas poderiam ser escolhidas para essa comemoração, como o dia 05 de julho, quando Elvis Presley em 1954 gravou uma rápida versão do Blues That´s all Right. Independente de data e evento escolhido, viva o Rock Mundial.
Mesmo diante de tantos de tantos hits que surgem a cada dia, o Rock segue com adeptos fiéis e nunca sai de moda. Nada melhor que usar a música para expressar suas ideias e emoções, e ele está ai para mandar seu recado.
Em homenagem aos roqueiros de plantão, fica aqui “November Rain”, música de uma das bandas mais queridas mundialmente: Guns N’ Roses e Tempo Perdido, música da Banda Legião Urbana.
Se você é vocalista de uma banda ou cantor de Rock and Roll, e que ver em tempo real onde suas músicas de trabalho estão tocando nas rádios brasileiras, entre em contato com a equipe da Connectmix. A empresa realiza monitoramento em tempo real em mais de sete mil emissoras de rádios do país.
Fontes:
Vídeos do Youtube dos artistas