1

Como ter minha música entre as 100 mais tocadas nas rádios

Connectmix Ranking Musical

As 10 primeiras colocadas somam 3,5 milhões de execuções nas emissoras. Quantas vezes a sua canção foi e será executada?

O que todo músico quer, é ver sua música tocando nas rádios, de preferência entre as TOP 100. Mas o que é preciso para ter sucesso? Como alcançá-lo na sua carreira musical? Como saber o ciclo de vida de uma música? Quais os ritmos que fazem a cabeça dos ouvintes?

A Connectmix, empresa que realiza monitoramento, em tempo real, em mais de 7 mil emissoras de rádio do país, utilizou seus dados para dar uma visão geral do que mais toca nas rádios do país nos últimos anos e, desta forma, ajudar quem está em busca do topo das paradas musicais. Atualmente, a empresa é responsável pelo monitoramento de mais de 50% dos artistas mais tocados no país, incluindo em sua lista nomes como Simone e Simaria, Luan Santana e Cláudia Leite.

Artistas que estão lançando novas músicas e iniciando seu trabalho de divulgação também monitoram suas músicas através do sistema. Entre eles a dupla Luiz Henrique e Léo, que recentemente lançou a música “Amores rasos”, ficando na 1ª colocação no ranking praças.

Luiz Henrique e Léo Connectmix

Ser o número 1º da música, estar entre as TOP 100 do país não é tarefa fácil. Muitas vezes um artista passa anos sem conseguir ficar na lista dos mais tocados na sua própria região e, de repente, explode nacionalmente. Você já ouviu alguma história assim?

Como qualquer coisa que você queira alcançar, tentativa e erro é a melhor forma de ganhar conhecimento. Thomas Edison disse:  “Eu nunca falhei. Só descobri 10 mil jeitos que não funcionaram”. Assim também é na música. Ser o número 1 da música não é como ser o número 1 na escola ou no vestibular. Existem milhões de músicos maravilhosos que infelizmente ainda não decolaram em sua carreira. Manter o foco e trabalhar incansavelmente continua sendo a única receita que garante o sucesso de qualquer profissão.

Frases simples, palavras da moda, memes vindos da internet e assuntos divertidos relacionados a festas e curtição. Esses são os temas aos quais muitos compositores recorrem para criar uma música de sucesso. Mas será que ter uma música neste padrão é garantia de tocar em rádios? Gostos são diversificados e para virar hits é preciso que as pessoas se identifiquem com a letra e ritmo. Aqui podemos citar o rei Roberto Carlos. Mesmo com inúmeros anos de carreira, continua fazendo sucesso absoluto. Sua atual música “Chegaste” – feat. Jennifer Lopez, está em 8º lugar no ranking e é cheia de puro romantismo.

Assim como você ouve uma canção e gostaria de dar um repeat quando ela toca no rádio, já parou pra pensar em quantas vezes você trocou o dial por não gostar de uma música? Se não dá ibope e não aumenta audiência, ela não toca no rádio. Se não toca no rádio, ela não faz sucesso!

Aqui fica mais uma dica: uma das melhores formas de divulgar seu trabalho é tocando em uma rádio. Começar em uma rádio universitária pequena também pode acarretar em uma exposição nacional, então foque seus esforços em divulgar seu trabalho localmente e ir crescendo.

Quer ver só como emplacar uma boa música no cenário nacional pode acontecer a qualquer momento? Vamos recordar aí de um hit que literalmente bombou, “Tô nem aí”, da Luka. Em um ano ela permaneceu por várias semanas entre as mais tocadas das rádio e, ganhou prêmios de melhor música. Mas qual outra emplacada de Luka? Um hit, um momento, uma oportunidade. Não houve o monitoramento do ciclo da música.

 

Luka – “Tô Nem Aí”

 

Quer ver outro exemplo de emplacar apenas um hit? Você lembra aí na virada do século a música “Papo de Jacaré”, do P.O. Box? A banda chegou a fazer 30 shows por mês no ano em que foi lançada, mas depois nunca mais emplacou nenhuma música.

 

O. Box – “Papo de Jacaré”

 

A música virar um hits normalmente não é um acaso na vida de um artista. É resultado de muitas horas de composição, ensaios e um trabalho de divulgação focado. Crescimento aos poucos é resultado de grande parte dos artistas. Aqui vou usar aquela outra frase muito conhecida “Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho”.

Assim é com a número 1 das paradas, no ranking Connectmix, Simone e Simaria. Além da música que está garantindo a liderança isolada com mais de 500 mil execuções neste ano, “Loka” – feat. Anitta –, as vozes mais bem sucedidas do sertanejo têm também neste mês, a música “126 Cabides” entre as Top 100. O sucesso não veio do acaso, já em 2015 elas figuravam com a música “Meu Violão e o Nosso Cachorro” entre as 100 mais tocadas do país.

Confira o vídeo da música Loka, que já ultrapassou as 352 milhões de visualizações no Youtube.

 

Simone & Simaria – Loka ft. Anitta

 

Além de Simone e Simaria, Luan Santana, o segundo mais tocado em 2017 nas rádios do país, Luan Santana, com a música “Acordando O Prédio”, também é cliente Connectmix. Conhecido mundialmente e sinônimo de boas emplacadas no ranking nacional Luan Santana também começou sua carreira timidamente. Mesmo cantando desde muito pequeno, foi em 2007 que ele subiu ao palco pela primeira vez. Na época, Luan não cantava profissionalmente, nunca havia gravado sequer uma música em estúdio, mas foi contratado para este show devido o sucesso que ele fazia nas rádios da região com a música ‘Falando Sério’. Hoje, está com três músicas entre as Top 100. “Acordando O Prédio” – 2º lugar; “Dia, Lugar E Hora” – 19ª posição; “Eu, Você, O Mar e Ela” 60ª posição.

 

Luan Santana – Acordando o Prédio

 

 

À espera do Sucesso

Você viu exemplos de sucesso em versões diferentes. Viu que não existe fórmula mágica para “sucesso” no mundo da música, no entanto, ter persistência, metas, consistência, são fatores básicos para quem quer chegar a algum lugar. Lembre-se de sempre valorizar o que você faz. Confie em você e desenvolva seu talento. Por fim, receba bem as críticas construtivas e tenha como seu aliado um excelente gestor de carreira.

Você sabe por que os maiores artistas assinam Connectmix? É simples! Nosso sistema funciona de verdade e te mostra em tempo real o que realmente toca nas rádios do Brasil, com filtros de Estado, Região, Gênero e Praça, além de gerar relatórios e mapas para que o artista e os profissionais da música tracem estratégias de ação e alcancem cada vez mais o sucesso pelo qual trabalham.

Mudança de paradigma acontece através de argumentação, de observação de fatos e informações novas de qualidade! Acontece através de argumentação, de observação de fatos e informações novas e de qualidade!

Solicite o teste gratuito da ferramenta e comprove os benefícios na gestão de sua carreira.

Connectmix Ranking Musical

 

Fonte:

Dados Ranking Connectmix

Vagalume

Somos Música

Você também vai gostar

Mais Tocadas de Fevereiro 2024

Mais Tocadas de Fevereiro 2024 Fevereiro de 2024 foi um mês recheado de hits contagiantes que conquistaram o público e as plataformas digitais. A Connectmix,

Relação Errada de Gusttavo Lima e Bruno & Marrone

Relação Errada de Gusttavo Lima e Bruno & Marrone Em primeiro lugar na Connectmix, a música #RelaçãoErrada de @gusttavolima e @oficialbrunoemarrone estourou nas rádios e virou A MÚSICA MAIS

Música Mais Tocada do Carnaval

Macetando a Música mais Tocada do Carnaval Primeiramente o que você achou da música Macetando a Música mais Tocada do Carnaval ? Se identificou Conte

Connectmix 2023 - Todos os direitos reservados