1

A importância da mídia de rádio numa campanha publicitária

Connectmix Monitoramento Publicidade Rádio

Pela primeira vez, pesquisa revela a audiência comportamental das emissoras e torna publicidade no meio ainda mais atrativa

A rádio é o meio de comunicação que você pode ouvir em casa, no carro, pelo celular em caminhadas ou no jogo de futebol num estádio, nas academias, no táxi, e em milhares de outros locais. Ele pode ser ouvido tanto no trabalho quanto no momento de lazer. É o único meio de comunicação que pode ser consumido simultaneamente, ou seja, as pessoas ouvem rádio fazendo uma outra atividade.

No Brasil, ele continua tendo forte presença como veículo de comunicação, com alcance de cerca de 52 milhões de brasileiros, no qual 89% dos ouvintes estão entre as principais capitais do país e em suas regiões metropolitanas. Nos grandes centros, ele é o principal companheiro no início das manhãs e finais de tarde de trânsito intenso, períodos do dia em que os picos de audiência atingem cerca de 37 milhões de ouvintes.

Para algumas pessoas, o rádio continua a representar o principal meio de comunicação quando a procura por notícia está relacionada a situações sobre futebol, trânsito e informações locais, sendo também a principal forma de lançar uma nova música no mercado.

Mesmo sendo um veículo “antigo”, o rádio continua sendo ouvido por pessoas de todas as faixas etária. E, com a convergência de mídias a todo o vapor, torna-se cada vez mais digital e amplia sua audiência além das fronteiras de seu município ou região.

Até agora você pode constatar que investir na publicidade em rádio é fundamental, especialmente depois que as novas pesquisas do IBOPE/KANTAR apresentaram, pela primeira vez, na 3º edição do Book de Rádio, além do consumo do veículo e o seu perfil demográfico, a audiência comportamental do meio.

Depois da pesquisa já é possível entender um pouco mais sobre opiniões, atitudes, hábitos e consumo dos ouvintes em cada região. Em Campinas, por exemplo, 48% dos ouvintes de rádio procuram ter uma dieta bem balanceada, 73% preferem passar uma noite calma em casa do que sair e 25% pagariam qualquer preço por um equipamento eletrônico que realmente gostassem. 35% escutam música sertaneja e 5% pretendem viajar ao exterior pela 1ª vez nos próximos 12 meses. Com este tipo de informação, ficou mais fácil para os publicitários e empreendedores definirem estratégias para atingir determinado público em uma campanha.

 

Apesar de sua importância e penetração na sociedade, o meio rádio é pouco valorizado e explorado por agências e anunciantes. Mesmo figurando na 5ª colocação dos meios que mais receberam investimentos publicitários em 2016, as emissoras captaram menos de 4% de participação no bolo publicitário totalizando pouco mais de R$ 4,8 bilhões. Para 2017 as projeções são mais otimistas, já que ao conhecer melhor o seu público, a empresa pode direcionar sua publicidade para ser veiculada em dias e horários com maior alcance dos objetivos da campanha.

Mas você deve estar se perguntando: É possível monitorar tudo isso em tempo real? Qual a melhor emissora para investir? Se eu comprar um anúncio em rede nacional como sei se ele está tocando realmente em todas as localidades? Vale a pena pagar mais por horário determinado?

Essas dúvidas deixavam muitos executivos e gestores com os neurônios trabalhando a noite inteira. Isso mesmo, deixavam! Monitorar tudo, em tempo real, não só já é possível, como é preciso! Pesquisas apontam que mais de 30% do valor investido em uma campanha publicitária de rádio e TV não é efetivamente executada conforme o contratado. Talvez seja este o grande problema de muitas campanhas não atingirem seus objetivos.

Esta “perda” pode acontecer por diversos fatores, mas não é justo que o cliente pague a conta em dobro. A primeira com o pagamento da publicidade não veiculada conforme contrato e, a segunda, com uma campanha que não atingiu seu objetivo.

A Connectmix é a única empresa no país que realiza o monitoramento e auditoria, em tempo real, das emissoras de rádio e televisão, emitindo relatório qualitativos e quantitativos para visualização on-line, bem como, em formato para impressão. A partir do primeiro dia do início da campanha, já é possível ver e imprimir relatórios dos mais diversos formatos para sua gestão e gerenciamento.

Em caso de dúvida, é possível acionar a censura para saber se houve inadimplência nas veiculações e, consequentemente a notificação, via o próprio sistema, para compensação no dia seguinte, de modo a ter no final da campanha, uma efetividade de 100% de uma campanha.

Esta ferramenta é indispensável para agências que buscam agilizar processos de geração e envio de PI’s e spots para diversas emissoras; Controlar automaticamente quem baixou ou não o spot e, ao término de uma campanha, poder ordenar o pagamento sem a necessidade de uma maratona em busca de comprovantes de veiculação e censura, bastando emitir relatórios individualizados com poucos cliques do mouse.

Quer testar gratuitamente a ferramenta por 7 dias? Clique aqui!

As emissoras parceiras da Connectmix também ganham muito ao utilizar a ferramenta. Ao preencher os dados em nosso sistema, a rádio coloca à disposição do departamento de marketing das empresas, dados reais sobre seus estabelecimentos, mídia kit, entre outros. Além de ter a Connectmix como uma parceira para vender seus anúncios, a emissora pode utilizar o sistema para acompanhar seus clientes e garantir uma entrega 100%, ganhando a confiança e destacando-se diante dos concorrentes. É possível também acompanhar o ranking das músicas mais executadas e verificar como está sua programação comparado aos seus concorrentes.

Sua emissora quer receber gratuitamente nosso link e usufruir os benefícios? Clique aqui!

Connectmix Emissoras de Rádio

Com a Connectmix todo muito sai ganhando. Emissoras, agências e, principalmente, o cliente!

Você também vai gostar

Mais Tocadas de Fevereiro 2024

Mais Tocadas de Fevereiro 2024 Fevereiro de 2024 foi um mês recheado de hits contagiantes que conquistaram o público e as plataformas digitais. A Connectmix,

Relação Errada de Gusttavo Lima e Bruno & Marrone

Relação Errada de Gusttavo Lima e Bruno & Marrone Em primeiro lugar na Connectmix, a música #RelaçãoErrada de @gusttavolima e @oficialbrunoemarrone estourou nas rádios e virou A MÚSICA MAIS

Música Mais Tocada do Carnaval

Macetando a Música mais Tocada do Carnaval Primeiramente o que você achou da música Macetando a Música mais Tocada do Carnaval ? Se identificou Conte

Connectmix 2023 - Todos os direitos reservados