Monitoramento e Gestão de contratos publicitários
A necessidade de previsão de mecanismos de controle de falhas na execução dos contratos de publicidade é uma realidade para empresas de todos os portes, especialmente, para órgãos públicos e estatais.
A lei 12.232 define serviços de publicidade como “o conjunto de atividades realizadas integradamente que tenham por objetivo o estudo, o planejamento, a conceituação, a concepção, a criação, a execução interna, a intermediação, a SUPERVISÃO DA EXECUÇÃO EXTERNA, e a distribuição de publicidade aos veículos e demais meios de divulgação, com o objetivo de promover a venda de bens ou serviços de qualquer natureza, difundir ideias ou informar o público em geral”.
Monitoramento e Gestão de veiculação
Os custos e as despesas de veiculação apresentados ao contratante para pagamento deverão ser acompanhados da demonstração do valor devido ao veículo, de sua tabela de preços, da descrição dos descontos negociados e dos pedidos de inserção, bem como de RELATÓRIO DE CHECAGEM DE VEICULAÇÃO.
O que ocorre é que este relatório geralmente é emitido pelos próprios veículos que executaram as mídias, sem um acompanhamento fidedigno por parte das agências de publicidade. Chegou a hora, então, de ter um monitoramento e gestão dos contratos de forma a dar mais transparência aos investimentos publicitários.
Um bom exemplo de transparência e gestão da execução de contratos publicitários em rádio vem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – ALESC, que desde o início de 2017 automatizou este controle através do software de monitoramento da Connectmix. Quem também licitou os serviços e agora faz o monitoramento, em tempo real, em mais de 600 emissoras no estado é a Secretaria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Sul.
Como funciona o monitoramento publicitário da Connectmix?
A tecnologia contratada tanto pela ALESC, quanto pelo Governo gaúcho, tem a capacidade de auditar, em tempo real, em todo território nacional, todo e qualquer sinal sonoro veiculado no sistema de radiodifusão. Além disso, é possível emitir relatórios quantitativos e qualitativos a qualquer momento, ouvir uma faixa de horário em caso de dúvida sobre a real execução da mídia, gerenciar o recebimento de spots pelas emissoras de rádio – sem a necessidade de envio manual ou conferência por telefone do recebimento do arquivo, entre outros.
A Connectmix é indispensável para agências e companhias que querem a correta execução da campanha contratada, garantindo com isso o êxito da mesma e maior segurança jurídica nos contratos firmados.
Quer conhecer mais sobre os benefícios da ferramenta? Solicite o atendimento de um de nossos representantes.
Leia também:
– Compliance nas agências: Entenda os motivos para investir nesta prática
– Parecer Jurídico da Lei 12.232/2010 pode beneficiar agências
– Como ser uma agência com alta produtividade
– Por que utilizar um sistema de gestão e monitoramento publicitário?
– Comprovando a publicidade em projetos culturais
– Dor de cabeça na hora de comprovar investimentos publicitários
– A verdade sobre auditoria e monitoramento de emissoras de rádio