Você sabe qual a verdadeira importância do monitoramento e auditoria de mídia terceirizado? Além de dar garantia que sua empresa da correta aplicação dos investimentos publicitários, um monitoramento de mídia terceirizado em tempo real proporciona avaliar instantaneamente a execução da publicidade, sendo possível cobrar ações corretivas ainda dentro da campanha vigente.
Ao ter um monitoramento e auditoria de mídia, em tempo real, empresas como Ponto Frio, Casas Bahia, Porto Seguro, Havan, e mais de 500 outras empresas de pequeno, médio e grande porte, aumentaram em 40% a publicidade, sem aumentar a verba de uma campanha. Como? Monitorando as falhas!
E as falhas podem ser muitas, entre elas: falta de conectividade do veículo, erro na veiculação do spot contratado, aceleração do spot deixando o que era de 30 segundo com 25 segundos, não recebimento do spot pelo veículo, e em alguns casos a fraude nos contratos. Fraude? Mas porque isso acontece?
Percepção sobre dar e receber gratificações
Se muitos profissionais possuem percepções diferenciadas entre os atos de dar e receber gratificações, outros abdicam da licitude pela certeza da falta de fiscalização ou pela “vista grossa” dos superiores. Se as pesquisas afirmam uma melhora no nível de interesse pelo compliace e ferramentas que possibilitem mais ética e transparência nos negócios pelo “medo” de punição severa, o risco desta prática voltar a ser comum caso o tema perca força em ambiente corporativo, jurídico e social, é muito grande também. Esta informação é do estudo divulgado recentemente pela Protiviti.
Para garantir que a ética e transparência nas organizações continue a crescer, é preciso que as empresas invistam cada vez mais em processos internos e ferramentas tecnológicas que garantam transações comerciais seguras, auditadas e longe de fraudes.
Compliance nas agências de propaganda
Como as agências fiscalizam se os profissionais contratados estão realizando o melhor investimento? Como os anunciantes auditam os recursos publicitários destinados para uma campanha? Qual a probabilidade de um veículo de comunicação dizer que não cumpriu 100% um contrato publicitário (e sua publicidade não veiculou conforme contratada), quando o comprovante de mídia vem dele próprio? Foi justamente para assegurar boas práticas comerciais que em 2014 foi criada a Lei Anticorrupção.
Muitas agências, visando se adaptar e deixar de correr tantos riscos e punições severas, investiram na prática do compliance. Este processo, no entanto, ainda demanda investimentos elevados, dificultando que empresas menores possam usufruir dos benefícios de ter um departamento e profissionais qualificados e treinados para a função. É aí que entram as ferramentas que podem dar essa maior transparência e gerar maior confiança na relação entre fornecedor x cliente. Com a implantação de ferramentas adequadas para cada setor, existe a possibilidade de ação preventiva para diminuição de riscos financeiros, jurídicos e danos à imagem vindos de condutas antiéticas.
Investir em tecnologia para combater fraudes
Não são poucos os departamentos responsáveis tanto em agência, houses e até mesmo no próprio cliente, que comprometem a expertise de criação, elaboração, desenvolvimento e toda a logística de uma campanha, simplesmente porque ao receberem a incumbência e a responsabilidade da compra de espaços e mídias, abdicam da licitude e até mesmo normas de Compliance, pela certeza da falta de fiscalização e acompanhamento externo.
Se investir em tecnologia que possibilite um melhor controle é necessário, procurar a ferramenta adequada em meio a tantas opções do mercado também é. Quando a demanda aumenta, surgem novos fornecedores de soluções. Mas é preciso ficar atento para contratar ferramentas que realmente são capazes de dar mais transparência e tranquilidade para quem contrata, bem como, certificação e auditoria para quem fornece.
Monitoramento e auditoria de mídia em tempo real
A fim de que possam analisar suas campanhas publicitárias, anunciantes de todo Brasil estão investindo na única ferramenta capaz de garantir 100% a execução dos contratos publicitário. Além de monitoramento e auditoria de mídia, a Connectmix desenvolveu uma ferramenta capaz de:
- Gerar milhares de Pedidos de Inserção – PI’s ao mesmo tempo;
- Envio da PI para cada emissora contratada;
- Envio dos spots a cada emissora contratada;
- Sinal na tela das emissoras que já realizaram o download, podendo enviar aviso para as que ainda não fizeram;
- Durante a veiculação da campanha, acompanhamento em tempo real como estão as veiculações;
- Censura diária, semanal, mensal ou retroativa de até 24 meses para comprovar qualquer divergência;
- Emissão de relatórios qualitativos e quantitativos, em tempo real, para fechamento de campanha e cobrança do cliente;
Solicite agora mesmo uma proposta para sua agência de propaganda ou para sua empresa.
Leia também:
Fenapro: Publicidade garantida será diferencial competitivo das agências
Monitoramento publicitário: um investimento estratégico
Comprovando a publicidade em projetos culturais