1

Transparência na administração de verbas publicitárias de órgãos públicos

Transparência nas verbas publicitárias de órgãos públicos, conheça as soluções Connectmix

O assunto hoje é a transparência dos investimentos em publicidade nos órgãos públicos. Através Constituição de 1988, consagrou-se o princípio da publicidade dos atos administrativos, oferecendo o acesso da população à informação dos atos públicos. O processo de elaboração de um edital de licitação é muito complexo, principalmente quando se trata de empresas de publicidade por parte de órgãos estatais. A Lei de Acesso à Informação nº 12.527, de 2011, dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações previsto na Constituição Federal.

Aqui já faço um parênteses, se você que está lendo esta matéria trabalha com verbas publicitárias do poder público, então responda: como você sabe se realmente está sendo veiculada toda publicidade contratada?

Como a própria Lei trata, a publicidade dos atos administrativos ocorre através da publicação ou pela comunicação, notificação ou intimação do ato e os fins que a mesma irá objetivar sobre ele. Esse trabalho poderá ser interno (dirigido aos integrantes do órgão ou entidade) ou externa, à toda população, contanto que obedeça a forma da lei exigida pela publicação do Diário Oficial ou ainda veiculada a rádios, jornais e internet.

A publicidade em veículos impresso é mais simples. No digital, já temos meios de medir alcance, público atingido, locais, data, características, entre tantos outros, através do Google Analytics e sistemas próprios.  Já no rádio e tv a comprovação sempre foi mais complexa em virtude da variação de horários, pois normalmente a publicidade adquirida neste meio é contratada de forma indeterminada, por faixa horária.

Monitorar a publicidade governamental ficou mais fácil

Pois bem, se era difícil monitorar a publicidade em rádio e tv, agora ficou fácil, já que existe um software que monitora, em tempo real, todo tipo de publicidade realizada em rádio e, em breve, tv. Em apenas alguns cliques, na tela do seu PC, tablet ou smartphone.

Quem utiliza o sistema afirma que Não gastaria nenhum real em marketing sem auditoria, sabe porquê? Pelo simples fato de que uma campanha no rádio pode chegar a 40% de falhas de veiculação.

Já parou pra pensar que as principais funções da publicidade são dar conhecimento do ato administrativo à população em geral e, caso apenas 60% de uma campanha seja veiculada conforme o planejado ela não está cumprindo com seu papel de informar? Não queremos aqui achar culpados, já que a falha pode acontecer por conectividade da emissora, erro na recepção de um spot, falha humana que não substituiu a publicidade, entre tantos outros. Sim, 85% dos motivos de não veiculação de um spot em uma emissora tem como principal motivo a falha na comunicação entre as partes envolvidas.

Quem paga pela publicidade governamental não veiculada?

Quem paga pelo erro? Normalmente o anunciante que não acompanha e não sabe se realmente tocou ou não o spot conforme o programado e, muita vezes porque a própria emissora também desconhece estas falhas. É justamente para aumentar acertos, anular desperdícios, e interligar todos os envolvidos  (anunciantes, produtores de mídia e veículos de comunicação) que o mercado publicitário já pode contar com a expertise  da Connectmix.

Transparência total gera confiança total, confira as soluções Connectmix

Transparência nos contratos publicitários     

Toda instituição pública tem obrigação de zelar pelo correto uso dos recursos, especialmente quando contrata serviços ou adquire bens. Como explicar para o tribunal de contas que você pagou por algo que não veiculou? Num país onde a corrupção é assunto constante, mostrar a preocupação em aplicar corretamente os recursos é algo fundamental.

O sistema Connectmix já é utilizado por empresas, instituições e órgão públicos como Federação da Indústrias de Santa Catarina – FIESC, Governo de Minas, Governo de São Paulo, Assembleia Legislativa de Santa Catarina, entre outros. Garanta transparência em seus contratos publicitários e amplie a visibilidade das campanhas. Tenha informações diárias referentes a localidade, emissoras e horários que estão sendo veiculados os spots. Evite problemas futuros devido a falta de informações  ao prestar contas.

Entre em  contato com a Connectmix e faça como os inúmeros clientes que já utilizam e aprovam os serviços dessa  companhia que tem como principal valor a transparência, disponibilizando mais do que estatísticas ou amostras, apresentando dados reais, 24h por dia.

Connectmix: teste a ferramenta de gestão publicitária

Lei de Acesso à Informação – LAI

A LAI é considerada um instrumento de cidadania e de política de informação que irá auxiliar no processo de consolidação da Democracia. Diante dessa Lei os poderes e órgãos públicos e as empresas privadas que mantêm convênio que envolve o dinheiro público ficarão obrigadas a informar todos os passos desses contratos realizados, obedecendo aos princípios constitucionais da publicidade determinada no art. 37º da Constituição de 1988

Fonte: Governo Federal

Você também vai gostar

Mais Tocadas de Fevereiro 2024

Mais Tocadas de Fevereiro 2024 Fevereiro de 2024 foi um mês recheado de hits contagiantes que conquistaram o público e as plataformas digitais. A Connectmix,

Relação Errada de Gusttavo Lima e Bruno & Marrone

Relação Errada de Gusttavo Lima e Bruno & Marrone Em primeiro lugar na Connectmix, a música #RelaçãoErrada de @gusttavolima e @oficialbrunoemarrone estourou nas rádios e virou A MÚSICA MAIS

Música Mais Tocada do Carnaval

Macetando a Música mais Tocada do Carnaval Primeiramente o que você achou da música Macetando a Música mais Tocada do Carnaval ? Se identificou Conte

Connectmix 2023 - Todos os direitos reservados