JPouco depois de assumir o governo, o presidente Jair Bolsonaro já citou a publicidade do governo como um dos alvos de sua administração. Ele mencionou a transparência, o “BV” e a distribuição das verbas publicitárias para os veículos como pontos que serão discutidos e reformulados para que fique mais claro os reais investimentos.
Quem também aponta a transparência na área de marketing como uma tendência para 2019 é Federação Mundial de Anunciantes. Entre cinco tendências apontadas, a transparência nas relações das agências com a mídia é elencada como um atributo essencial. As outras quatro também são importantes, mas aqui o objetivo é reforçar e salientar como a crise de confiança gerada pelos escândalos envolvendo verbas publicitárias, está levando clientes a valorizarem mais a transparência e ética nas empresas na hora de optarem por um novo fornecedor ou renovarem os atuais contratos.
Transparência é sim um diferencial, e é necessária em qualquer setor, mas com os holofotes todos mirados na publicidade, o negócio é buscar formas de demonstrar esse valor na hora de fechar um novo contrato. Para agências e emissoras que buscam ser mais transparentes, já existe no mercado ferramentas tecnológicas, como é o caso da Connectmix, que oferece diversas soluções para gestão, distribuição, monitoramento, checking e compliance, proporcionando a transparência que o mercado exige.
Transparência na publicidade
As emissoras e as agências de publicidade precisam entender que a transparência gera valor para a sua empresa, independentemente do tamanho do seu negócio. Com ferramentas adequadas, anunciante, emissoras e todos os fornecedores envolvidos, geram negócios, aumentam os acertos, modificam estratégias de marketing, remanejam investimentos e anulam desperdícios.
Transparência não é só publicar balanços. Transparência é questão de entrega. Entregue relatórios que comprovem o comprometimento da sua empresa com os resultados do seu cliente, e tenha a tranquilidade futura em qualquer auditoria e contestação da real aplicação das verbas publicitárias.
*O artigo acima foi publicado no Jornal Notícias do Dia, em 11/03/19.