1

Direitos autorais: rádio x plataformas digitais

Connectmix explica: Direitos autorais no rádio e nas plataformas digitais

Mesmo com o crescimento das plataformas digitais, o meio rádio continua sendo o mais rentável para os cantores. As músicas que tocam nas emissoras arrecadam por mais tempo, por ter uma sobrevida maior. Um grande sucesso pode tocar em média 8 meses a mais de um ano nas playlists de sucesso. O meio é o que arrecada mais volume proveniente dos direitos autorais, que são pagos através do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD).

O que é o ECAD?

O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) é um escritório privado brasileiro responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais das músicas aos seus autores e compositores.

O órgão é formado por nove associações, de músicos, compositores, intérpretes, autores que funcionam como sindicatos. O objetivo é arrecadar os direitos autorais de cada música tocada “em execução pública” no Brasil, seja ela nacional ou estrangeira.

O Ecad arrecada direitos não só de rádio, TV e shows, mas também de bares, academias, consultórios médicos, carros de som, terminais de transporte e até mesmo festas de casamento, aniversários, arraiás e quermesses. A arrecadação nesses locais geralmente não é feita por quantidade de músicas tocadas, mas sim pela receita bruta ou por área do local (como bares e lojas) ou até mesmo por número de quartos (hotéis e motéis).

E como eles fazem para monitorar tudo isso? Eles contam com antenas no alto de prédios para captar o que as rádios tocam; gravadores em blocos e trios elétricos, para monitorar a apresentação pública; e seus fiscais, munidos de bloco e caneta, anotam o que toca nos shows para saber o que deve ser cobrado. Se eles descobrirem que algum estabelecimento não pagou o direito autoral, eles podem entrar com processo na Justiça.

Plataformas Digitais X ECAD

Afinal como funciona o pagamento das plataformas digitais para os artistas? Segundo o próprio ECAD as plataformas digitais pagam os artistas diretamente através das gravadoras, editoras e agregadores. O Escritório já entrou em várias disputas judiciais pedindo o pagamento das plataformas digitais, mas não conseguiram porque o Streaming não é execução pública, existe a interatividade, o próprio usuário escolhe o que ouvir. Ele só é uma execução pública como rádio no caso de rádios on-line.

E como se posicionam os artistas nesta questão? Por incrível que pareça, estão divididos. Os independentes tendem a preferir que o dinheiro não venha pelo ECAD, pelo histórico que têm com a associação. Grandes artistas tendem a preferir o pagamento via ECAD, porque seus contratos com as grandes gravadoras são ainda menos vantajosos do que recolher pela associação. Isso explica porque certas associações de artistas se posicionam tão claramente pró-ECAD nesta questão.

Em virtude disso o meio Rádio continua sendo o mais rentável para os artistas e grande parte deles investe pesado no meio para estar entre as músicas mais tocadas e faturar muito através dos Direitos Autorais.

O Sistema Connectmix

A ferramenta faz o monitoramento de mais de 7.000 emissoras em todo o país e funciona de uma maneira muito fácil e prática. A emissora toca, a Connectmix monitora e você acompanha tudo em tempo real. Se você é músico e está começando na carreira, ou já é um cantor de sucesso, é imprescindível saber onde e quando suas músicas estão sendo tocadas. Além de informação estratégica de mercado, através do sistema você pode calcular o que irá receber do ECAD. Quer testar gratuitamente a ferramenta? Então acesse aqui!

Teste o sistema de Monitoramento musical em tempo real da Connectmix

Você também vai gostar

Mais Tocadas de Fevereiro 2024

Mais Tocadas de Fevereiro 2024 Fevereiro de 2024 foi um mês recheado de hits contagiantes que conquistaram o público e as plataformas digitais. A Connectmix,

Relação Errada de Gusttavo Lima e Bruno & Marrone

Relação Errada de Gusttavo Lima e Bruno & Marrone Em primeiro lugar na Connectmix, a música #RelaçãoErrada de @gusttavolima e @oficialbrunoemarrone estourou nas rádios e virou A MÚSICA MAIS

Música Mais Tocada do Carnaval

Macetando a Música mais Tocada do Carnaval Primeiramente o que você achou da música Macetando a Música mais Tocada do Carnaval ? Se identificou Conte

Connectmix 2023 - Todos os direitos reservados