Audiência comportamental dos ouvintes de rádio permite que empresas compreendam melhor o público deste meio antes de anunciar
Mesmo com tantas inovações nos meios de comunicação, novidades surgindo a cada dia, o rádio atinge grande parte da população brasileira em diferentes faixas etárias. Sua influência originou grandes resultados no decorrer da história e resiste às mais diversas novidades no mercado tecnológico, até com a tecnologia móvel que a cada dia está mais eficiente e moderna.
Informações que se confirmam através da pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media demonstram que 89% da população busca através deste meio ouvir uma boa música,” ficar por dentro” da política, esporte e entretenimento de sua região ou país. Ainda com informações da mesma pesquisa, na 3º edição do Book de Rádio, foi apresentado além do consumo do veículo e o seu perfil do ouvinte, a audiência comportamental do meio.
Conforme os dados obtidos nas enquetes, Fortaleza é o estado que mais tem ouvintes por dia, 92% da população permanece ligado em alguma emissora de rádio por volta de 4h56 por dia. Sendo que entre o público analisado na região 58% se informam bem antes de comprar novos produtos alimentícios.
Já Brasília tem o alcance mínimo de pessoas que ouvem rádio entre a população brasileira. O número de habitantes que procuram informações nas emissoras é de 85%, sendo que o tempo máximo que os mesmos dedicam escutando determinadas rádios diariamente não passa de 3h50 por ouvinte. Para estes cidadãos 53% prezam por maior quantidade de informações sobre equipamentos eletrônicos antes de comprá-los.
Você deve estar se perguntando o que uma coisa tem a ver com a outra? Resposta: tudo. Este é um tipo de informação importante para os empreendedores de ambos estados. Pois tanto os pequenos e grandes empresários do setor alimentício de Fortaleza quanto os do setor de equipamentos eletrônicos de Brasília devem parar e pensar o quão importante é investir em anúncios de rádios locais e regionais. Dessa forma estarão expandindo seus negócios, chamando atenção de seu público alvo e ainda atingindo maior número de clientes. E o mais importante, saindo à frente de seus concorrentes.
Para que investimentos neste tipo de mídia tenham êxito total, é necessário um bom monitoramento, pois como os investidores terão a garantia que seus anúncios estão sendo veiculados de maneira correta e, muitas vezes, no horário determinado pelo contratante? Caberá aos empresários ficarem o dia todo com o rádio ligado para informações mais precisas? Praticamente impossível.
Para tranquilidade dos empresários, a Connectmix, é a primeira empresa no Brasil a realizar monitoramento e auditoria, em tempo real, de emissoras de rádios e televisão. Entre os valores da companhia estão: transparência, confiabilidade, segurança, tecnologia, justiça e fidelidade em sua atuação no mercado. Sendo assim, seus clientes obtêm transparência em seus investimentos publicitários. Após incluir o sport para ser monitorado, o cliente tem a possibilidade de imprimir relatórios qualitativos e quantitativos, dos mais diversos formatos, para sua gestão e gerenciamento.
Leia também:
– Compliance nas agências: Entenda os motivos para investir nesta prática
– Parecer Jurídico da Lei 12.232/2010 pode beneficiar agências
– Como ser uma agência com alta produtividade
– Por que utilizar um sistema de gestão e monitoramento publicitário?
– Comprovando a publicidade em projetos culturais
– Dor de cabeça na hora de comprovar investimentos publicitários
– A verdade sobre auditoria e monitoramento de emissoras de rádio
Fontes:
Kantar Ibope Media