1

Improviso musical: Todo artista tem que ter esta habilidade

A arte do improviso musical Connectmix

O improviso está presente em muitas situações rotineiras de nossas vidas, mas vamos combinar que estar devidamente preparado é a melhor opção, especialmente quando todos os olhos estão direcionados totalmente pra você!

Improvisar durante a preparação de um prato culinário, que na falta de um ingrediente substituímos por outro semelhante, é muito diferente do improviso musical, em cima de um palco, com centenas ou milhares de pessoas olhando atentamente pra você. Mas todo artistas tem que estar preparado para possíveis falhas e tentar fazer o melhor possível para se sair bem e poder rir do problema no futuro ou, para quem desenvolveu esta habilidade, é a grande oportunidade de se destacar na carreira. E aí, já passou por alguma situação assim?

Enfrentar os acontecimentos que se apresentam sem nenhum planejamento antecipado é uma das qualidades e capacidades que todo músico deve ter. Todos já ouvimos ou lemos em algum lugar a expressão “Carpe diem”, pois bem essa filosofia se baseia na importância de improvisar a vida em função do dia a dia, afinal de contas é impossível planejar o destino nos mínimos detalhes.

E quando o assunto é música, a improvisação existe? Com certeza! E pode ser trabalhada, mas não de qualquer forma, até porque improviso musical requer conhecimento.

Improviso musical é a arte de compor e registrar ao mesmo tempo, em poucas palavras: inventar na hora. Quem aí já esqueceu um pedacinho de uma música quando estava cantando e chamou o público pra cantar junto? Para alegria de quem vive da música, o improviso, nem sempre é vilão e, sabendo contornar uma situação, portas poderão se abrir e nascer uma carreira promissora e marcar seu nome na história da música.

Sabia que tem muitos artistas que vivem do improviso?

Conhecimento é poder. Quanto mais se domina as regras do jogo, maiores serão as possibilidades de criação e direcionamento da coisa toda. Saber teoria e escalas de acordes faz muita diferença. Já ter tocado alguma coisa antes na vida vai ajudar bastante. Mas o mais importante de tudo é saber que você uma hora vai errar e, quando isso acontecer, desencane e vá adiante. E se não for pelo erro, saiba que em algum momento você vai estar em uma pizzaria e vão pedir pra você cantar aquela música e você vai ter que improvisar.

Iniciante ou profissional, as habilidades do improviso musical vão surgindo conforme você vai praticando. Se você ainda sente dificuldades na arte do improviso, estude mais ou procure ajuda profissional. E quanto antes começar a divulgar seu trabalho e sua carreira melhor, pois habilidades são desenvolvidas com a prática constante e, contar com o apoio profissional de um divulgador artístico pode ser algo que irá trazer mais shows para sua agenda, mais entrevistas e mais oportunidade para praticar a arte do improviso.

Vantagens do improviso 

Como já falamos, a arte do improviso nem sempre vem do erro, e sim da técnica que se desenvolve para modificar e criar em cima de outras canções consagradas, mudando ritmo, acordes e letras, ou até mesmo, cantando sem acompanhamento de instrumentos ou, ao contrário, apenas deixando acordes de um violão embalarem o público.

Entre as vantagens de quem trabalha sem dificuldade com o improviso está a maneira que esse artista vê ou ao menos imagina a canção diferenciada da forma apresentada até então.

Outro benefício a favor desse músico é a facilidade que esse tem em compor, até porque possui artifícios que facilitam composições não havendo nenhum problema caso venha esquecer a música. Pois improvisando chega ao tom desejado mesmo assim.

Veja este improviso que bacana! Ele criou na hora e fez de “um mico”, uma melodia. Já fez isso alguma vez?

O artista que após ler essas linhas, se identificou de alguma forma com o que foi exposto então precisa conhecer os serviços da Connectmix. A empresa catarinense é responsável pelo monitoramento, em tempo real, de músicas veiculadas em mais de sete mil emissoras brasileiras. Com muita credibilidade no ramo atende a carreira de pequenos, médios e grandes artistas, além de escritórios de representação artística, gravadoras e divulgadores.

Umas das principais características que acompanham um músico do improviso são: criatividade, desenvoltura e ótimo ouvido. Aqui na Connectmix o seu improviso é 100% monitorado e você acompanha, através de gráficos qualitativos e quantitativos onde está tocando.

Portanto, se você é ou conhece algum músico que já possui CD próprio, está fazendo shows e tocando em rádios do Brasil,  peça uma demonstração gratuita dos serviços da Connectmix e veja sua carreira decolar. Aqui seu improviso pode ser sucesso em muitas rádios e você nem sabia.

Fonte:

Música  sem Limites

Papo de Homem

 

 

Você também vai gostar

Mais Tocadas de Fevereiro 2024

Mais Tocadas de Fevereiro 2024 Fevereiro de 2024 foi um mês recheado de hits contagiantes que conquistaram o público e as plataformas digitais. A Connectmix,

Relação Errada de Gusttavo Lima e Bruno & Marrone

Relação Errada de Gusttavo Lima e Bruno & Marrone Em primeiro lugar na Connectmix, a música #RelaçãoErrada de @gusttavolima e @oficialbrunoemarrone estourou nas rádios e virou A MÚSICA MAIS

Música Mais Tocada do Carnaval

Macetando a Música mais Tocada do Carnaval Primeiramente o que você achou da música Macetando a Música mais Tocada do Carnaval ? Se identificou Conte

Connectmix 2023 - Todos os direitos reservados