1

Rádio comunitária: O que é, curiosidades e como habilitar

rádio comunitária - Connectmix

Maiores condições à comunidade de ter um canal de comunicação totalmente seu.

Quem nunca ao assistir a programação em sua televisão não se deparou com uma novela ou filme no qual se destacavam rádios sendo transmitida dentro de uma comunidade por moradores locais? Pois bem, estamos falando das rádios comunitárias implantadas para dar voz à sociedade em que nela vive.

Mas o que vem a ser uma rádio comunitária?

É um tipo especial de emissora de rádio FM (Frequência Modulada), de alcance limitado no máximo 1 km a partir de sua antena transmissora, implantada pelos próprios moradores para dar voz à sociedade em que nela vive. Foram criadas com o objetivo de proporcionar informação, valorizar a cultura local e entretenimento a pequenas comunidades, isso tudo sem fins lucrativos. Outra informação relevante sobre as rádios comunitárias é a proibição da programação de qualquer outra emissora simultaneamente, a não ser quando for determinada pelo Governo Federal.

 

Curiosidades sobre rádios comunitárias

Antes da Ditadura Militar, em meados dos anos de 1950 até 1964, o único grupo de emissoras brasileiras que destacou os mais pobres, realizou projetos de alfabetização de adultos e aproximou-se do que atualmente são as rádios comunitárias, era formado por emissoras católicas (parceiras do Movimento de Educação de Base), em sua grande maioria com forte atuação nas regiões Norte e Nordeste.

Através de pesquisas referentes ao assunto, encontramos uma versão da primeira rádio comunitária implantada no Brasil. Essa história ocorreu na década de 1970, quando dois irmãos adolescentes conhecidos como Eduardo e Joaquim Ferreira de Vitória (ES) criaram a rádio Paranoica. Essa tinha como lema: “Só música, harmonia, higiene, cana, mulheres, dinheiro, erva e estudos”. Sua duração no ar foi de poucos dias após a Polícia Federal agir rapidamente e deter os precursores que iam contra a Ditadura Militar.

Conforme dados da Amarc (Associação Mundial de Rádios Comunitárias), obtivemos a informação que a Rádio Novos Rumos, de Queimados, na Baixada Fluminense, e a Rádio Jornal Meia Ponte, de Pirenópolis, Goiás, ambas lançadas em 1990, foram as primeiras emissoras comunitárias do Brasil. Atualmente esse número está estimado em mais de 30.000 emissoras no País.

Graças ao avanço constante dessa plataforma de emissoras o governo regulamentou o cenário de radiocomunicação no Brasil. O fato ocorreu através da elaboração da Lei 9.612, de 19 de fevereiro de 1998, votada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo então presidente da república Fernando Henrique Cardoso.

 

Habilitação de uma radiodifusão comunitária

Primeiramente as entidades competentes para “abraçar” tal serviço (associações e fundações) sem fins lucrativos deverão constar em seus estatutos a finalidade de executar o serviço de radiodifusão comunitária, essas precisam estar legalmente constituídas e localizadas na área de abrangência da emissora. Logo é preciso retirar pela Internet na do Ministério das Comunicações o formulário de demonstração de interesse em instalar respectiva atividade.

Agora que a rádio de sua comunidade está dentro dos conformes, é preciso passar para a sociedade credibilidade nos serviços prestados. E a Connectmix pode ser sua grande parceira neste setor, realizando através o seu sistema o monitoramento da sua conectividade, bem como, o acompanhamento da programação musical e da veiculação de spots comerciais, tudo em tempo real. A empresa já monitora mais de sete mil emissoras brasileiras.  E sabe o que é mais legal, tudo é gratuito para as emissoras. Basta fazer seu cadastro e solicitar o link para acesso ao sistema.

 

 

Rádio Comunitária, comercial, educativa e suas diferenças

Com base nas informações da AGERT (Associação Gaúcha de Rádios e Emissoras de Televisão) Rádio Educativa corresponde ao serviço de rádio destinado à transmissão de programas educativo-culturais, que, além de atuar em conjunto com os sistemas de ensino de qualquer nível ou modalidade, visa à educação básica e superior, a educação permanente e formação para o trabalho. Além de abranger as atividades de divulgação educacional, cultural, pedagógica e de orientação profissional.

Diferente das rádios comunitárias que quem outorga a execução de seus serviços são as associações e fundações sem fins lucrativos, aqui quem tem esse direito são pessoas jurídicas de direito público interno, inclusive universidades, que terão preferência para a obtenção da mesma e fundações instituídas por particulares e demais universidades brasileiras.

Dentro do quadro de programação das rádios educativas serão permitidos somente programas com finalidades educativo-culturais. Já o que se destina ao recreativo ou de divulgação desportiva poderão ser consideradas educativo-cultural e poderão ser veiculados somente se estiverem presentes elementos instrutivos ou enfoque educativo identificados em sua apresentação.

Ao contrário dos segmentos anteriores que têm suas atividades direcionadas a públicos específicos, as emissoras comerciais são dirigidas por empresários de pequeno, médio e grande porte da área de comunicação. Portanto as concessionárias e permissionárias possuem total liberdade para a exploração comercial, claro, contanto que esteja tudo dentro dos limites da lei.

Desde que foi implantado no Brasil em meados dos anos 80, o rádio FM rapidamente difundiu-se superando o então tradicional rádio AM (amplitude modulada). Através do FM, anunciantes, ouvintes e concessionários, passaram a viver uma nova era em radiodifusão no Brasil.

Diante da tecnologia que a cada dia invade nosso cotidiano, as Web rádios, estão tendo cada vez mais visibilidade devido à praticidade de acesso da população. Uma forma a mais de estarmos diante das informações ou simplesmente descontrair ao som de uma boa música. Elas funcionam de maneira simples, utilizando um servidor que emite programas ao vivo ou gravados. De acordo com a legislação brasileira, as exigências para ter uma web rádio são bem mais flexíveis do que para as emissoras analógicas. É possível criar a sua sem necessidade de registro em nenhum órgão oficial do governo.

Independente da forma que sua rádio esteja implantada, você pode aumentar o poder da sua emissora com um bom mídia kit uma oportunidade a mais na hora de oferecer seus serviços. Ter uma Programação musical de sucesso também é garantia para ter ouvintes fidelizados e anunciantes satisfeitos. Outra forma é ter a parceria da Connectmix, que trabalha com dados precisos referentes às musicas executadas nas milhares de rádios espalhadas Brasil a fora, e apresenta para os artistas e empresários musicais relatórios diários sobre as devidas execuções. O novo módulo do sistema, ainda em fase de testes, dará a oportunidade das emissoras comercializarem seus espaços publicitários diretamente na plataforma, tornando a empresa um vendedor 24h das milhares de rádios do país. Não fique atrás, aumente suas chances de crescer ainda mais no mercado da radiodifusão com a Connectmix. Solicite agora mesmo seu cadastro, é gratuito!

 

Você também vai gostar

Mais Tocadas de Fevereiro 2024

Mais Tocadas de Fevereiro 2024 Fevereiro de 2024 foi um mês recheado de hits contagiantes que conquistaram o público e as plataformas digitais. A Connectmix,

Relação Errada de Gusttavo Lima e Bruno & Marrone

Relação Errada de Gusttavo Lima e Bruno & Marrone Em primeiro lugar na Connectmix, a música #RelaçãoErrada de @gusttavolima e @oficialbrunoemarrone estourou nas rádios e virou A MÚSICA MAIS

Música Mais Tocada do Carnaval

Macetando a Música mais Tocada do Carnaval Primeiramente o que você achou da música Macetando a Música mais Tocada do Carnaval ? Se identificou Conte

Connectmix 2023 - Todos os direitos reservados