1

Sesc lança revista digital sobre música

Revista Zumbido Sesc - Connectmix

Zumbido, uma publicação Selo Sesc, é a revista digital sobre música do Selo Sesc e estará disponível no aplicativo mobile do Sesc em São Paulo dia 25 de julho.

Zumbido chega para discutir a música como linguagem, sem ignorar o componente afetivo que nos move ao dar o play num fonograma, baixar a agulha no vinil ou vasculhar o encarte de um CD. Com edições temáticas e periodicidade semestral, a revista vai servir como um espaço para reflexão sobre os diversos aspectos da cadeia musical. Para cada número, serão convidados compositores, escritores, jornalistas e músicos para a produção dos textos. No primeiro número, Clara Averbuck, Joca Reinners Terron, Fabio Massari, Raimo Benedetti, entre outros colaboradores dão vida à publicação.

Para o coordenador do Selo Sesc, Wagner Palazzi, o lançamento da publicação digital visa “preencher uma lacuna deixada pelo mercado editorial, já que há poucas publicações dedicadas a enfrentar a música como linguagem artística”. Ainda segundo Palazzi, a Zumbido segue a tendência de consumo da música nesses últimos tempos “e só terá uma versão digital, podendo ser acessada de qualquer celular ou tablet. Mas não descartamos uma versão para desktop para a uma próxima edição”, destaca.

Com ilustrações de Lourenço Mutarelli e dividida em oito seções editoriais, a Zumbido chega ao público com um textão de abertura, equivalente à matéria de capa e que irá explorar o tema proposto na edição de lançamento: a crítica musical.

“A crítica musical no Brasil, exercida desde o final da década de 1950, sofreu muitas transformações de lá para cá. Com a era da internet, os leitores perderam para as redes sociais o interesse nos jornais. Foi aí que a crise se intensificou. O primeiro número da Zumbido, nova publicação do Selo Sesc, traz uma reflexão sobre o tema”, destaca Lauro Lisboa Garcia.

Apontando para o componente afetivo, a seção Discografia Básica Sentimental, dá espaço para um colaborador apresentar um disco que marcou a sua vida – a intenção é construir uma biblioteca das resenhas e possibilitar ao público a descoberta de novas obras. Clara Averbuck discorre sobre “Nina Simone Sings The Blues”.

A publicação também contará com um Perfil de nome da música que dialogue com o tema central da revista. Para esta edição, Joca Reinners Terron escreve seus “17 retratos de um artista irretratável” sobre Walter Franco. Antenada aos lançamentos do Selo Sesc, a revista vai oferecer conteúdos exclusivos como making of dos discos do Selo – “No Mundo dos Sons” de Hermeto Pascoal & Grupo inicia os trabalhos da seção Gravando. Aproveitando que a Zumbido está em plataforma digital, cada edição traz uma obra do catálogo do Selo apresentada por um vídeo-artista na seção Contemplativa: Raimo Benedetti e sua visão sobre Scriptio de Flo Menezes dão o tom.

E, desfrutando do rico arquivo de imagens e registros do Sesc em São Paulo, a Zumbido vai proporcionar ao leitor um mergulho nas experiências inesquecíveis que pessoas ligadas à música vivenciaram nas unidades do Sesc: Fabio Massari lista seus cinco melhores shows no Sesc em São Paulo, na seção Baú. Seguindo essa linha, a revista também trará uma galeria fotográfica dos últimos shows realizados no Sesc em São Paulo, na seção Ao Vivo. A produção dos artistas que trabalham na instituição terá seu espaço na seção gráfica Ruído Interno, que encerra a revista com o obituário de Daminhão Experiênça por Sandro Saraiva.

Não perca tempo e baixe o aplicativo do Sesc em São Paulo para poder ler a sua Zumbido onde for a partir de 25 de julho – Android aqui, Apple por aqui.
Aproveite e baixe também o aplicativo da Connectmix, com ele você pode conferir a 24h por dia, o ranking musical brasileiro, por estado ou praça.

Você também vai gostar

Mais Tocadas de Fevereiro 2024

Mais Tocadas de Fevereiro 2024 Fevereiro de 2024 foi um mês recheado de hits contagiantes que conquistaram o público e as plataformas digitais. A Connectmix,

Relação Errada de Gusttavo Lima e Bruno & Marrone

Relação Errada de Gusttavo Lima e Bruno & Marrone Em primeiro lugar na Connectmix, a música #RelaçãoErrada de @gusttavolima e @oficialbrunoemarrone estourou nas rádios e virou A MÚSICA MAIS

Música Mais Tocada do Carnaval

Macetando a Música mais Tocada do Carnaval Primeiramente o que você achou da música Macetando a Música mais Tocada do Carnaval ? Se identificou Conte

Connectmix 2023 - Todos os direitos reservados