1

Audiência: Conheça as razões para os ouvintes aumentarem ou reduzirem o ouvido colado no rádio

Connectmix Emissoras

Todos sabem a importância da audiência para uma emissora. Quanto mais ouvintes, mais anunciantes! Mas você sabe quais as razões que levam alguém aumentar ou reduzir o seu tempo de ouvido coladinho na sua emissora favorita?

Neste ano, uma pesquisa realizada pela Jacobs Media com ouvintes de rádio teve como objetivo principal entender as razões para ouvir rádio, bem como, entender os motivos para diminuir o tempo em que ficou sintonizado, neste canal de comunicação, comparado ao ano anterior. Ao todo, foram ouvidos mais de 51 mil ouvintes que faziam parte do cadastro de 321 emissoras nos EUA e no Canadá.

Quando o pesquisado informava ter ouvido mais rádio, ele era questionado sobre as razões que o levaram a ouvir mais este meio de comunicação. Entre os principais motivos estão:

Ouvir as músicas favoritas;

É grátis;

Ouvir locutores/Comunicadores e programas;

Gosta de trabalhar com rádio ligado;

É um hábito;

Faz companhia;

Me deixa mais bem humorado;

Notícias;

Escapar das pressões do dia a dia

Acompanhar assuntos locais;

 

Além dos motivos acima citados, descobrir novas músicas, informações de emergência, clima, tráfego, eventos, esportes e prêmios também estavam entre os itens mais citados para ouvir mais rádio.

 

Aos que responderam que ouviram menos rádio no ano anterior, as razões para esta redução, em ordem de preferência, foram: As músicas são repetitivas, tem muitos comerciais, teve uma mudança no estilo de vida, passa menos tempo no carro, usa serviços de streaming de música, entre outros.

 

Questões que envolvem a programação da emissora também figuraram entre os motivos mais citados para deixar de ouvir o rádio. Aqui vale um registro falando diretamente nos números. 30% dos entrevistados pararam de ouvir rádio pois não estavam gostando de certos programas, 26% acharam os talk shows e entrevistas chatas, 22% alegaram o fato do locutor falar, 14% por considerarem que as notícias são muito depressivas e 6% por entenderem que as emissoras têm pouca informação local.

 

Diante dos número, o que podemos afirmar é que o rádio, é o único meio de comunicação que pode ser consumido junto com outra atividade, e as empresas tem que aprender a explorar isso.

 

Avaliando de uma forma geral, percebemos que o ouvinte de hoje quer ser surpreendido pelo rádio. Ele quer ouvir sua música favorita, mas não em demasia. O rádio tem que ser também alegre, companheiro, informativo, ter boa programação e ampliar as notícias locais, especialmente com dicas de eventos, trânsito, esporte, entre outros.  Não podemos deixar de falar na presença digital. A música online é uma realidade e o rádio não precisa entrar em conflito com esta nova mídia. É preciso se adaptar e, especialmente, manter sua conectividade estável!

 

E você, sabe quais os motivos que levaram sua audiência aumentar ou reduzir no último ano? Que tal observar estes itens e aplicar em seu veículo? Para receber mais dicas e informações relevantes para sua emissora, clique aqui e cadastre-se em nossa news!

 

Já se quiser ser uma emissora parceira Connectmix, temos infinitas oportunidades para você crescer, ampliar negócios e dar informação de qualidade. Quer ter acesso gratuito ao nosso sistema agora mesmo? Então clique aqui que nossa equipe entrará em contato.

 

Fontes:

SERT/SC

Caros Ouvintes

Você também vai gostar

Mais Tocadas de Fevereiro 2024

Mais Tocadas de Fevereiro 2024 Fevereiro de 2024 foi um mês recheado de hits contagiantes que conquistaram o público e as plataformas digitais. A Connectmix,

Relação Errada de Gusttavo Lima e Bruno & Marrone

Relação Errada de Gusttavo Lima e Bruno & Marrone Em primeiro lugar na Connectmix, a música #RelaçãoErrada de @gusttavolima e @oficialbrunoemarrone estourou nas rádios e virou A MÚSICA MAIS

Música Mais Tocada do Carnaval

Macetando a Música mais Tocada do Carnaval Primeiramente o que você achou da música Macetando a Música mais Tocada do Carnaval ? Se identificou Conte

Connectmix 2023 - Todos os direitos reservados