1

Rádio: muito além do entretenimento e informação

Muito além de levar o entretenimento de uma boa música ou de fornecer informações de qualidade e com rapidez, o rádio é um poderoso meio de participação popular. Por meio dele, os ouvintes podem dar sua opinião, interagir com a programação, questionar e reclamar de problemas do seu cotidiano e, acima de tudo passar a emoção e o sentimento que somente o rádio consegue fazer.

Neste momento em que as medidas tomadas pelos governos de várias nações, incluindo o Brasil, estão restringindo a circulação de pessoas para conter a proliferação pelo Coronavírus, o COVID-19, o rádio novamente mostra sua força e importância histórica como um instrumento de comunicação de legítima participação popular.

Nem todos tem internet

Se olharmos para os dados do IBGE, constatamos uma dura realidade, 30% da população brasileira ainda não tem acesso a internet. Ou seja, o acesso à informação também fica limitado.

Dessa forma, as pessoas que necessitam se informar ou encontrar uma maneira de se distrair, acabam por recorrer ao rádio, uma fonte segura e acessível de informação.

A tecnologia como aliada do rádio

Enganam-se os que pensam que apenas esses 30% da população fazem uso das rádios ao redor do Brasil. Como mostrado em uma pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media, o número de ouvintes tem aumentando anualmente.

Isso se deve à vários fatores, e um deles é a facilidade com que as mídias interagem entre elas. Quem não gostaria de saber o que se passa em um estúdio de rádio, enquanto os programas são transmitidos? Com o Facebook, Instagram e Youtube, por exemplo, há a possibilidade dos programas serem transmitidos ao vivo visualmente, ao mesmo tempo em que são transmitidos via rádio.

Além dessa possibilidade, as rádios podem ser acessadas por meio dos sites e aplicativos para celular, e serem ouvidas via internet. Assim, as rádios tiraram uma vantagem surpreendente, pois são acessíveis de várias maneiras.

Música como forma de alegrar o dia a dia

Mas não é só de notícias que as rádios vivem! As músicas fazem parte da vida de qualquer ser humano. Dificilmente passamos um dia sem ouvir uma música sequer.

Sabendo disso, as rádios apostam em uma programação diversificada, entendo que as músicas animam o dia, e trazem um público fiel com a sua programação artística. Com participação ao vivo através da dedicação de músicas e as mais votadas, as rádios conseguem um engajamento incrível, trazendo um dinamismo diário para as programações. Além disso, o incentivo à música faz com que os artistas continuem o seu trabalho criativo.

Só na primeira quinzena, a Connectmix já realizou a divulgação de mais de uma dezena de novos hits para as emissoras do Brasil.

Tops da Balada lançam Coração Sossegou nas rádios

As empresas continuam anunciando

Com o momento atual, a migração do ambiente físico para o virtual foi uma obrigação e, mesmo com as lojas fechadas, a publicidade continua por meio das mídias, pois as vendas continuam.

Um veículo muito utilizado ultimamente, são as rádios. Como já falamos em post anterior, as emissoras são uma importante ferramenta para atrair clientes para as compras online, sendo uma forma eficaz de promover as marcas. Atualmente muitas empresas têm separado uma verba específica para gastos com publicidade no rádio, sendo que alguns investem somente neste meio.

sistema para agências de publicidade Connectmix

Ferramentas ampliam retorno ao melhorar a comunicação

A Connectmix auxilia artistas, emissoras e anunciantes. Para os artistas, a ferramenta funciona oferecendo uma visão completa de onde a música está tocando em mais de 7 mil emissoras cadastradas, acompanha do ciclo de vida da música, apresenta o ranking, em tempo real, possibilita distribuir um lançamento para um seleto banco de dados, dá uma visão global da performance do artista em redes sociais, plataformas de streaming e muito mais.

Já no meio publicitário, o sistema permite distribuir os conteúdos – spots e PI’s de forma automatizada para todas as emissoras envolvidas na campanha; Controlar os donwloads dos materiais distribuídos e notificar automaticamente os que ainda não realizaram o download; Gerenciar o sincronismo das informações entre Emissora/cliente e agência; Ter em tempo real um mapa onde sua publicidade está sendo executada; Realizar censura retroativa; Customizar de modo a dispensar os incansáveis telefonemas atrás de relatórios e documentos para fechamento de campanha, entre muitas outras.

Para as emissoras a ferramenta é um ponto de apoio, tanto para mostrar a transparência para os anunciantes, fornecendo relatórios de veiculação auditados por empresa terceirizada, quanto para a aproximação com o meio artístico, pois permite que os artistas acompanhem o que elas estão tocando. Além disso, realizando o cadastro (que é gratuito), as emissoras podem disponibilizar seu mídia kit, sendo encontrada por muitos anunciantes que utilizam a ferramenta.

Cadastro gratuito para emissoras de rádio

A Connectmix possui diversas solução, solicite agora mesmo o atendimento de um de nossos consultores.

Fique ligado. Tudo passa!

Em um momento delicado como o que estamos vivendo, as rádios podem ser excelentes companhias. Podemos tirar grande proveito das informações veiculadas por elas, bem como das programações diversificadas que mesclam informação, entretenimento e participação.

Para quem havia perdido o costume de ter o rádio como seu companheiro, que tal aproveitar este momento para retomar um dos hábitos desta mídia que encurta todas as distâncias e aproxima as pessoas. Assim, esse momento passará mais rápido e, certamente, de forma mais divertida.

Você também vai gostar

Mais Tocadas de Fevereiro 2024

Mais Tocadas de Fevereiro 2024 Fevereiro de 2024 foi um mês recheado de hits contagiantes que conquistaram o público e as plataformas digitais. A Connectmix,

Relação Errada de Gusttavo Lima e Bruno & Marrone

Relação Errada de Gusttavo Lima e Bruno & Marrone Em primeiro lugar na Connectmix, a música #RelaçãoErrada de @gusttavolima e @oficialbrunoemarrone estourou nas rádios e virou A MÚSICA MAIS

Música Mais Tocada do Carnaval

Macetando a Música mais Tocada do Carnaval Primeiramente o que você achou da música Macetando a Música mais Tocada do Carnaval ? Se identificou Conte

Connectmix 2023 - Todos os direitos reservados