1

Effecti Experience movimenta a capital catarinense

Effecti Experience movimenta a capital catarinense

ECompreenda o poder da tecnologia em transformar e simplificar o mundo com ética e transparência

Encerra hoje, em Florianópolis, no Costão do Santinho, o Effecti Experience, um evento de imersão o mundo das licitações. Dois dias com os melhores especialistas para falar tudo sobre o cenário atual e o futuro das compras públicas. Uma imersão e conhecimento para aumentar o sucesso das empresas na hora de vender para o governo.

Entre os nomes que passaram pelo palco do evento no primeiro dia estão Fabricio Lira – Data and AI Director – IBM, Rodrigo Paiva – Diretor da AGU e Jorge Eduardo Tasca – Secretário de Estado da Administração.

As atividades começam com a palestra do Diretor da CGU, Marcelo Pontes Vianna. Ele fala sobre  “Os impactos da lei anticorrupção na cultura corporativa de compliance”. O especialista fala que o compliance é fundamental, mas sua formalização apenas não resolve a corrupção, a verdadeira mudança decorre da cultura organizacional. 

Ele explica ainda que não existe uma solução simples. Para mostrar na prática ele faz uma pergunta aos participantes: Quantos de vocês aqui se acham pessoas éticas? A maioria levantou a mão. Na sequência ele lançou a pergunta: Vocês acham que os brasileiros são éticos? Poucos levantaram a mão. Com base nas respostas ele ilustrou cases de pesquisas que mostraram que 70% dos entrevistados erram corrupto. Neste comparativo ele mostra que os que roubaram muito davam um custo muito menor do que o montante de pessoas que roubavam “só um pouquinho”.

“Todos em algum momento podem incorrer em algum tipo de fraude, muitos até achando que não estão fazendo isso,  por isso é importante acompanhar tudo e ter normas de compliance, pois se um colaborador incorrer na prática do ilícito, a empresa como um todo será responsabilizada”, afirma Vianna.

Ele inclusive fala sobre o “Triângulo da fraude”, ou seja, quais os motivos que levam uma pessoa a cometer esse desvio.

Pressão: força financeira ou emocional que encoraja a fraude;

Oportunidade: habilidade para executar o plano sem consequências;

Racionalização: justificação pessoal para ações desonestas;

Após todos os dados apresentados, Marcelo Vianna explica que todo programa de compliance tem que ser customizado e adaptado a cada realidade empresarial, mas cita alguns item básicos para que um programa de compliance possa ser minimamente efetivo no compliance, são eles: Comprometimento e apoio da alta direção, Instância responsável, Análise de perfil e riscos, Políticas e procedimentos, Comunicação e treinamento periódicos e Monitoramento contínuo.

A Connectmix, uma empresa que preza pelas normas de compliance, ética e transparência está presente no evento através do seu CCO, Jair Demarco.

Você também vai gostar

Mais Tocadas de Fevereiro 2024

Mais Tocadas de Fevereiro 2024 Fevereiro de 2024 foi um mês recheado de hits contagiantes que conquistaram o público e as plataformas digitais. A Connectmix,

Relação Errada de Gusttavo Lima e Bruno & Marrone

Relação Errada de Gusttavo Lima e Bruno & Marrone Em primeiro lugar na Connectmix, a música #RelaçãoErrada de @gusttavolima e @oficialbrunoemarrone estourou nas rádios e virou A MÚSICA MAIS

Música Mais Tocada do Carnaval

Macetando a Música mais Tocada do Carnaval Primeiramente o que você achou da música Macetando a Música mais Tocada do Carnaval ? Se identificou Conte

Connectmix 2023 - Todos os direitos reservados