O gênero Sertanejo Universitário surgiu em meados de 2000. O ritmo é uma releitura do Sertanejo de Raiz e do Sertanejo Romântico Brega, e consiste numa linguagem mais moderna. Foram adicionados elementos de pop, rock, forró, arrocha e até funk, e com isso trouxe uma nova leva de fãs para ritmo.
O Sertanejo Universitário conseguiu aos poucos ganhar sua cara e também a aceitação de um público mais jovem. Pois o ritmo além de ser mais dançante e animado mudou a cara do romantismo que não é mais tão dramático quanto o Sertanejo Romântico Brega. Deste modo, o romantismo ainda existe, mas também há espaço para músicas com temas de baladas, bebedeiras, traições, amizades, entre outros.
Sertanejo Universitário: líder absoluto no rádio
Em um levantamento realizado pela equipe da Connectmix foi comprovado que o ritmo ocupa as paradas de sucesso nos últimos dois anos. Em 2017 das 10 músicas mais executadas em todo o país, 9 eram Sertanejos Universitários. A música “Loka” da dupla Simone e Simaria com a participação da cantora Anitta é a prova do sucesso do gênero. Onde se tem a mistura de uma dupla sertaneja com a participação de uma cantora pop. A música também tem um ritmo bem dançante e foi o single recordista nas emissoras de todo o país. Foram mais de 773 mil execuções no ano passado, e o hit segue fazendo sucesso.
Em segundo lugar, veio a música “Acordando o Prédio” de Luan Santana, seguido de “Vidinha de Balada” de Henrique e Juliano. Em quarto lugar a internacional “Despacito”, de Luis Fonsi, única música que não é do ritmo Sertanejo Universitário entre as Top 10 de 2017. A cantora Marília Mendonça ocupa o quinto lugar com a música “Amante Não Tem Lar”. Seguida por Felipe Araújo “A Mala é Falsa” (6º) e “Impressionando os Anjos” de Gustavo Mioto (7º). Em oitavo lugar a dupla Maiara e Maraísa com a música “Sorte que Cê Beija Bem”. Seguida de “Cadeira de Aço” de Zé Neto e Cristiano (9º). Fechando as 10 mais tocadas temos Gusttavo Lima com “Homem de Família”.
Sertanejo Universitário segue entre as mais tocadas em 2018
Já 2018 o ritmo segue líder absoluto nas rádios, em primeiro lugar “Apelido Carinhoso” de Gusttavo Lima, seguido de Zé Neto e Cristiano com “Largado às Traças” (2º), Thiago Brava com “Dona Maria” (3º) e Léo Magalhães com “Oi” (4º). A música “Havana” da cantora Camila Cabello (5º) é a única entre as 10 mais tocadas que não é do gênero. Em sexto lugar a música “Transplante” de Marília Mendonça com participação da dupla Bruno e Marrone. Em sétimo vem a música “Propaganda” da dupla Jorge e Mateus. Seguida por “Paga de Solteiro Feliz” (8º) de Simone e Simaria com a participação do DJ Internacional Alok. Em 9º lugar o cantor Felipe Araújo com a música “Amor da Sua Cama”. E fechando a lista Maiara e Maraísa com o single “Quem Ensinou Fui Eu” (10º).
Com todo esse sucesso, cada dia surge uma nova música, uma nova dupla e o ritmo segue se popularizando. E segue também como líder absoluto nas paradas musicais de todo o Brasil.
Monitoramento em tempo real
Quer fazer uma distribuição de sucesso nas rádios do país, e quer saber onde suas músicas estão sendo tocadas? Então, entre em contato com a Equipe da Connectmix e solicite um monitoramento de primeira.
Não perca mais tempo e seja o próximo a estar no ranking das rádios de todo o Brasil. Veja aqui o ranking em tempo real, e crie sua conta teste gratuita!