1

Checking publicitário ou Checking de Mídia

Checking publicitário ou Checking de Mídia é com a Connectmix

O checking (em português, checagem) é uma atividade importante no meio publicitário. Com base em estatísticas captadas dos clientes atendidos pela Connectmix, até 40% da verba publicitária pode estar sendo desperdiçada pela falta de checking publicitário ou Checking de mídia.

Para quem não conhece, a Connectmix é  uma empresa de monitoramento e fiscalização de campanhas publicitárias no meio rádio. Atende mais de 500 empresas de pequeno, médio e grande porte, além de órgãos da administração pública e órgãos fiscalizadores, de todo Brasil.

Benefícios do checking de mídia?

É através dele que as agências de publicidade comprovam, para o cliente, que seu anúncio foi veiculado e, principalmente, de maneira correta. É através dele que os anunciantes conseguem comprovar, em suas prestações de contas, que os investimentos foram investidos conforme planejados. Mas de que adianta ter um spot maravilhoso, se os consumidores não ouvirem? Como você pode comprovar seus investimentos publicitários se o relatório apresentado vem do próprio fornecedor? 

Se você parou pra pensar em como sua empresa/agência anda fazendo o Checking publicitário, pode acreditar que quem trabalha administrando verbas públicas deve estar ainda mais preocupado. Sabe porquê?

Por exigência do Governo Federal, não basta simplesmente veicular uma campanha e receber imediatamente pelo serviço prestado. É preciso comprovar que a campanha foi realmente veiculada de acordo com o contratado, por meio de documentos padronizados (Declarações; Fotos; Relatórios de inserções; NF/Fatura etc). É nesse momento que entra o profissional de Checking. É ele que faz todo o “meio de campo” entre a veiculação e o recebimento. Mas este profissional não tem poder de auditoria, então podemos dizer que a função apenas coleta relatórios e organiza de forma a deixar o processo “de acordo” com o solicitado.

Com as novas regras de Compliance, o cerco às empresas está aumentando em relação às políticas anticorrupção, então o melhor mesmo é investir em tecnologia e processos que possam garantir mais transparência. Com checking de mídia terceirizado, além de melhorar a reputação no mercado, sua empresa mostra comprometimento com os resultados do cliente.

O profissional de checking

Vamos voltar a falar do profissional de checking. Podemos dizer que essa função está com um pé em Mídia e o outro no Financeiro. Primeiro, porque precisa ter os conhecimentos essenciais de Mídia, ou seja, Planejamento; Período de veiculação; PI; Bonificações; Reaplicações, Monitoramento, etc. Segundo, precisa ter uma noção de controle financeiro; cálculos de abatimentos, caso ocorram falhas; noções de legislação financeira e de impostos; Tipos de documentos fiscalmente aceitos, entre outros. Ou seja, nas agência é um profissional que trabalha vinculado diretamente a dois setores. Já nos veículos, o profissional de Checking está ligado ao financeiro e a área comercial. É ele quem ajuda a orientar sobre o que a área comercial pode ou não prometer aos clientes/agências, em razão do que o veículo pode ou não fornecer, bem como, envia relatórios de veiculação quando solicitado pelo cliente.

Ok, função entendida. Mas será que este profissional é capaz de fazer realmente suas tarefas sem falhas? Se a emissora veicular o spot do dia anterior, este profissional terá como identificar? E se o veículo demorar 7 dias para enviar um relatório, quanto isso impacta no fluxo de caixa para receber do cliente? Como estar protegido legalmente em caso de uma auditoria? Quais ferramentas este profissional possui que possam dar subsídios de censura em caso de necessitar esclarecer dúvidas? A tecnologia chegou para facilitar a vida deste profissional e também de agências e anunciantes de todo país.

Função do Checking

A função de Checking é mais presente em agências e veículos que atendem cliente da administração pública. O interessante é saber que esse trabalho, quando incorporado a essas empresas, pode se tornar um diferencial no atendimento a clientes privados, dando mais credibilidade à prestação do serviço.

Por um pequeno investimento mensal ou sazonal – no caso de campanhas pontuais – mais de 500 empresas já usufruem do checking publicitário em tempo real. Uma ferramenta completa que, em poucos cliques, é capaz de fornecer informações relevantes para tomadas de decisões. Além disso, está apontando em tempo real, a inserção dos spots programados, possibilitando correções, adaptação e solicitações a qualquer momento.

 

Vantagens da Terceirização do Checking Publicitário

  1. Terceirizar a atividade-meio permite focar os esforços da empresa na atividade-fim, tanto em termos de recursos físicos quanto humanos;

  2. Permite que a empresa tenha uma gestão mais simplificada, fiscalização de fornecedores e adaptação às normas de Compliance

  3. Diminui despesas com a manutenção administrativa destinados à realização da atividade-meio;

  4. Obtém equipe especializada em imediato, num segmento que requer experiência e alta tecnologia;

  5. Tem garantia de monitoramento 24h por dia em todos os dias do ano, com emissão de relatórios customizados a qualquer momento;
  6. Reduz custos de ligações, impressão de documentos e tempo.
  7. E muitos outros benefícios;

Solicite uma apresentação da ferramenta e todos os benefícios.

ferramenta tecnológica de inovação radical da Connectmix

Leia também:

Monitoramento e gestão da execução dos contratos publicitários com mais facilidade

Monitoramento publicitário: um investimento estratégico

Por que utilizar um sistema de gestão e monitoramento publicitário?

Você também vai gostar

Mais Tocadas de Fevereiro 2024

Mais Tocadas de Fevereiro 2024 Fevereiro de 2024 foi um mês recheado de hits contagiantes que conquistaram o público e as plataformas digitais. A Connectmix,

Relação Errada de Gusttavo Lima e Bruno & Marrone

Relação Errada de Gusttavo Lima e Bruno & Marrone Em primeiro lugar na Connectmix, a música #RelaçãoErrada de @gusttavolima e @oficialbrunoemarrone estourou nas rádios e virou A MÚSICA MAIS

Música Mais Tocada do Carnaval

Macetando a Música mais Tocada do Carnaval Primeiramente o que você achou da música Macetando a Música mais Tocada do Carnaval ? Se identificou Conte

Connectmix 2023 - Todos os direitos reservados