1

20 dicas para quem deseja se tornar um músico profissional

20 Dicas para decolar na carreira musical Connectmix

Cantar e ouvir música são umas das melhores coisas para fazer a qualquer hora do dia. Mas para quem trabalha e quer viver da música, aperfeiçoamento profissional é obrigatório. Conhecer o ciclo de vida de suas músicas e ter uma gestão profissional da sua carreira são alguns passos importantes para trilhar o caminho do sucesso.

Consagrado ou não, nunca é tarde para buscar novas técnicas, novidades do mercado fonográfico e ficar atento às tendências do mercado musical. O púbico gosta de ser surpreendido! Pequenas atitudes e alguns detalhes podem fazer uma grande diferença na vida de quem está começando e também na vida de quem já está no ranking das mais tocadas.

Hoje vamos dar algumas dicas para quem deseja ser um cantor de sucesso. Diz aí, quantas vezes você se pegou fazendo perguntas como: Será que vou sobreviver da música? Onde minha música está tocando? O trabalho do divulgador realmente está funcionando? Vamos lá então? Não temos todas as respostas, mas nossa trajetória ao lado de grandes nomes da música brasileira nos dão uma bagagem para transmitir algumas dicas que julgamos fundamentais para quem quer se tornar um músico profissional.

1. Aprimore habilidades musicais:

Talentos surgem a todo instante. Uma voz diferente, um jeito distinto de tocar um instrumento, uma habilidade em compor. Sabe aquela expressão: “cair o queixo” de quem escuta. Esses músicos precisam ser valorizados como merecem, mas assim como qualquer outra profissão, é necessário estudar e desenvolver suas habilidades. Portanto, se você tem interesse em seguir carreira musical estude muito e, acima de tudo, seja ousado buscando curiosidades sobre outros instrumentos que não conhece e novas técnicas vocais para surpreender a todos, inclusive os colegas de profissão.

2. Faça sua autocrítica

Somente o treino leva a perfeição. Isso também vale para os músicos. Ensaiando uma nova coreografia? Filme! Dando uma entrevista? Grave! Provando um novo figurino? Registre e avalie. Após um dia de ensaio, analise o que está bom e o que pode ficar ainda melhor. Ver novamente e fazer suas críticas pessoais sobre seu desempenho profissional é muito certeiro. Fazendo uma autocrítica é possível evoluir mais rapidamente. Além disso, irá dar mais subsídios para você pedir conselhos a músicos mais experientes ou trocar ideias com outros profissionais do ramo.

3. Saiba onde e quando divulgar seu trabalho

Atualmente com tanta tecnologia a nosso favor, as facilidades de divulgação estão mais próximas de nossa realidade, principalmente nas redes sociais, onde grande parte da população tem acesso diário. Mas mesmo assim não abra mão de ter a ajuda de um bom divulgador artístico. Esse profissional  pode ser o melhor atalho para entrar em contato com as emissoras de rádio e mostrar sua música de trabalho. Este é o meio de comunicação mais presente na vida do cidadão brasileiro e muito importante para sua carreira decolar. Comece pelas rádios menores e vá ganhando seu espaço. O importante é ter também um ótimo press-kit com informações sobre sua carreira, além de demos com sua música de trabalho ou álbum. Empresas como Connectmix também oferecem o serviço de divulgação de lançamentos musicais, dessa forma, é possível ampliar o alcance de seu trabalho logo no início.

4. Cumpra seus compromissos musicais

Esse é um item muito importante, independente de tempo de carreira. Não que os famosos possam passar batido com suas ausências ou imprevistos. Nada mais indelicado que deixar imprensa, empresários e pior ainda, seus fãs a sua espera. Atitudes assim, tendem a prejudicar todo um futuro profissional. A menos que você seja uma Lady Gaga, que cancelou sua participação no Rock in Rio 2017 alegando não estar bem, não aparecer em um compromisso, pode ser muito prejudicial para sua carreira.

5. Saiba como estar perto do público

Inicio de carreira é mais complicado. Até ganhar fama suficiente para estar em uma programação de rádio e televisão de grande audiência, em horários nobres, é preciso estar presente onde está o seu público. Se tem eventos importantes na sua cidade e região esteja lá tocando ou cantando. Negocie shows com entidades e empresas, participe de concursos musicais, e envolva-se com a comunidade. Se o evento tiver projeção nacional, quem sabe pode ser o start para sua carreira decolar. O que vale é estar junto do público, até porque quem não é visto não é lembrado.

6. Se precisar cante de graça

Muitas vezes as coisas não acontecem da forma que esperamos. E como tudo na vida tem um preço, talvez o preço para o seu sucesso seja um cachê gratuito. Na verdade cantar de graça dará a você visibilidade. Use o momento para divulgar seu nome nos veículos de comunicação. Então, mãos a obra. Talento você sabe que tem, só precisa ser valorizado e divulgado. Mas lembre-se: Procure sempre conhecer o ambiente e o público que ali frequenta.

7. Tenha perseverança

Essa é uma trajetória difícil e estamos cansados de ouvir histórias de cantores que passaram fome em busca desse ideal e hoje estão no topo das paradas de sucesso. Independente do gênero musical, persistência é tudo. Sem contar que isso não depende só de sua boa vontade. Sabemos bem como é isso. Falta de dinheiro para investir em instrumentos e acessórios. Não tem o figurino top para as apresentações. Estrutura para ensaios diários é precária e assim segue a infindável lista que envolve uma carreira artística. Mas seja persistente e corra atrás de seu sonho. “Quem acredita sempre alcança…”

8. Invista em sua carreira

Caso já tenha passado pelas dificuldades mencionadas e agora está começando a encher a agenda de shows, vale investir em novidades que agradem o público presente. Sua carreira é como uma empresa. Precisa de gestão e investimento constante.

Novidade no cenário, uma nova projeção de palco, um novo figurino. A primeira impressão é a que fica, então encante!

Na sua carreira, faça como centenas de artistas no Brasil, conte com os serviços da Connectmix, uma empresa que está ajudando artistas a saberem, em tempo real, onde e quando suas músicas estão sendo tocadas no Brasil. O sistema oferece também a possibilidade dos artistas visualizarem o ciclo de vida de suas músicas e acompanhar como está sua posição no ranking. A Connectmix fornece diversos relatórios qualitativos e quantitativos que irão fazer sua carreira prosperar ainda mais.

 

QUERO TESTAR GRATUITAMENTE POR DIAS

 

9. Estabeleça metas

As metas e objetivos funcionam como um orientador de suas ações. Como disse Lewis Carroll em Alice no País das Maravilhas: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. Se você sabe Se não temos um objetivo final, nunca saberemos se estamos no caminho certo, ou quais desvios temos de tomar para acertar o rumo. Quanto você precisa ganhar para sobreviver de seu trabalho? Qual o crescimento médio de shows a curto, médio e longo prazo? Quantas músicas irá lançar este ano? Vai fazer turnê? Tendo metas você pode cobrar resultados e saber como você está se saindo.

10. Não deixe o medo tomar conta de você

Sim, todos temos medo em algum determinado momento da vida. Ter medo de fracassar é normal. Ter insegurança é normal. O que não é normal é deixar de fazer. Sabe porquê? Porque o medo morre de medo de pessoas determinadas. Então livre-se do medo tendo determinação, vontade, persistência, saber o que quer, pesquisar o mercado, agir dentro da lei, possuir um pequeno capital mas, principalmente, fazer aquilo que gosta. Seguindo isso você manda o medo embora e conquista o sucesso tão almejado por todos deste meio.

11. Receba bem as críticas

Ninguém está livre delas. As críticas sempre vão aparecer em algum momento da sua carreira, por mais que você se esforce para realizar um trabalho impecável. O lado bom de tudo isso é que existem as críticas  construtivas, e essas sim podem levar você ao topo do ranking musical. Saiba sempre ouvi-las, filtrar e aproveitar as que você acha importante. As demais, bom essas você deixa “entrar por um ouvido e sair pelo outro”.

12.Trabalho = Diversão

Esteja atento em suas atitudes nas horas de trabalho. Independente de estar cantando de graça em uma festa de amigos ou com um cachê milionário, é imperdoável que um cantor extrapole com bebidas ou brigue com o público e organizadores. Seu trabalho é para alegrar os outros e a si próprio. Se você não está se divertindo, provavelmente não irá render o máximo que poderia, mas diversão tem limites. Assim como tem gente que aceita determinadas “brincadeiras”, para muitas pessoas pode ser uma ofensa.

13. Entregue mais do que prometeu

Você compõe uma banda, dupla ou canta sozinho? Nada disso importa quando o assunto é entregar o que foi combinado. Duração do show, sessão de autógrafos, tempo para passar som, entre outros. Combine tudo antes! Se for possível, entregue sempre mais que aquilo que você prometeu. O cliente sente-se satisfeito e prestigiado e você ganha um divulgador e propagandista de seu trabalho. Tem coisa melhor do que receber mais do que o combinado? Quem sabe ele aprende e no próximo contrato quem sai ganhando é você!

14. Girias e Palavrões

Legal! As vezes. Quem não conhece a música Cátia cachaça, do cantor Latino? Ah!muleke!

https://www.youtube.com/watch?v=6osHQSSMBSk

Se este foi o estilo que você escolheu para sua carreira, perfeito! Tem alguns artistas que fizeram sucesso com músicas neste gênero. Tem horas que uma música bem feita com gírias é algo legal de se ouvir e pode virar sucesso nas paradas musicais. Mas pra tudo tem hora, então cuidado nas entrevistas para não soltar aquele “palavrão” em um horário nada apropriado.

15.Participação em shows

Se você chegou até aqui então parabéns! Você realmente está no caminho do sucesso, pois o aperfeiçoamento continua sendo uma grande ferramenta para crescer e ter sucesso. Aqui fica a dica no caso de você ter a oportunidade de participar de uma gravação especial, abrir um show ou participar de uma entrevista com um renomado artista do cenário nacional. Então, vamos lá. Estude as músicas que ele mais toca, procure se informar do roteiro do show e esteja preparado para imprevistos. Mas acima de tudo, explore muito bem isso nas diversas mídias e divulgue seu nome o máximo que puder.

16. Sua banda não é sua família

Muitos artistas devido aos vários compromissos com agendas de shows permanecem muito mais tempo com a equipe de trabalho do que com a própria família. Quem aí não ouviu falar em 30 shows por mês? Todos querem isso, mas lembre-se sempre que, apesar de ter um clima familiar e de muita intimidade, vocês possuem uma relação de trabalho. Assim como numa empresa existem regras a serem cumpridas e atividades distribuídas, é preciso também distribuir as tarefas entre os “amigos” para que ninguém se senti prejudicado e uma parceria que poderia ser um sucesso acabe em pouco tempo.

17. Mixagem/Masterização

Ter um produto final com maior apelo ao ouvinte, que incorpora efeitos e habilidades que não podem ser conseguidos com uma performance ao vivo. Deixar todas as músicas no mesmo nível de volume, tentar aproximar o máximo da equalização geral, início da faixa, final, e outros itens. Isso é mixagem e masterização e você como músico tem que conhecer também. Então, fora de sua rotina de trabalho evite escutar som com volume elevado por muito tempo, pois aumentam as chances de você perder mais cedo a capacidade de perceber altas frequências.

18. Seu cachê

Quando você cobra um cachê muito baixo, a chance de conseguir aumentar para o valor padrão na próxima contratação é muito pequena, a não ser que você realmente seja o criador no novo hits do momento. Então aqui fica uma dica que você pode ou não aceitar: cobre o valor do cachê ou cante de graça. Assim você não estará desvalorizando sua arte.

19. Gentileza gera gentileza

Procure tratar sua equipe com respeito e dignidade, você é o astro, mas sozinho não anda muito longe. Seja gentil com quem está ao seu lado mesmo que nunca mais veja essa pessoa. O mundo é redondo e dá muitas voltas, então sempre é bom termos pessoas amigas em todos os lugares pelos quais vamos passar.

20. Monitore suas músicas em tempo real

Desde o momento em que você produziu o primeiro single e lançou ele nas emissoras de rádio, faça o monitoramento. Somente através de um sistema eficaz você consegue ver se seus esforços estão gerando resultados.

Assim como uma empresa de sucesso que analisa qualitativa e quantitativamente seus resultados, você também deve fazer isso. A correta gestão de sua carreira pode ser o grande diferencial para você obter sucesso. Já pensou fazer uma ligação para uma emissora local agradecendo por tocar sua música? Isso pode fazer com que o locutora aproveite seu contato para uma interação ao vivo. Ou lembre-se de agradecer seu carinho ao vivo.

Quer saber como a Connectmix pode ajudar você? Entre em contato e solicite uma demonstração gratuita! Faça como mais de 50% dos artistas TOP 100 do ranking Brasil, utilize a ferramenta da Connectmix como diferencial na gestão da sua carreira.

Depoimento Thiaguinho

Fontes:

DanielFarjoun.Com

Somos Música

Musical Leizer

 

 

Você também vai gostar

Mais Tocadas de Fevereiro 2024

Mais Tocadas de Fevereiro 2024 Fevereiro de 2024 foi um mês recheado de hits contagiantes que conquistaram o público e as plataformas digitais. A Connectmix,

Relação Errada de Gusttavo Lima e Bruno & Marrone

Relação Errada de Gusttavo Lima e Bruno & Marrone Em primeiro lugar na Connectmix, a música #RelaçãoErrada de @gusttavolima e @oficialbrunoemarrone estourou nas rádios e virou A MÚSICA MAIS

Música Mais Tocada do Carnaval

Macetando a Música mais Tocada do Carnaval Primeiramente o que você achou da música Macetando a Música mais Tocada do Carnaval ? Se identificou Conte

Connectmix 2023 - Todos os direitos reservados